Intel anuncia novos processador, memórias e SSDs voltados para IA e analytics

Por Wagner Wakka | 22 de Junho de 2020 às 12h00
Intel
Tudo sobre

Intel

Saiba tudo sobre Intel

Ver mais

A Intel anunciou novas plataformas voltadas para empresas com foco em inteligência artificial e analytics. Entre os produtos estão um novo processador, novas memórias, novos SSDs e soluções em FPGA.

A primeira novidade é o processador Intel Xeon escalável de 3ª geração. O componente conta com integração com suporte bfloat16, o qual usa metade dos bits do formato FP32 com resultados semelhantes. Segundo comunicado da Intel, essa mudança acelera o treinamento de inteligências artificiais.

O processador foi desenvolvido para atividades de deep learning, máquinas virtuais, in-memory database, aplicações de missões críticas e cargas de trabalho com analytics intensivos. O Xeon "Cooper Lake" já está disponível no mercado.

A Intel também apresentou novas memórias compatíveis com a linha Xeon. Chamada de Optane série 200, oferece até 4,5 TB de memória para colaborar com o poder de processamento do componente. Os componentes Optane série 200 já estão disponível no mercado.

O conjunto também pode ser alimentado com os novos SSDs NAND Intel 3D. O modelo conta com célula de nível triplo (TLC) e um novo controlador PCIe de baixa latência. Os modelos D7-P5500 e P5600 já estão disponíveis no mercado.

Por fim, a Intel também apresentou o seu primeiro FPGA otimizado para IA. A sigla é relativa a sistemas criados pela companhia, mas que podem ser personalizados facilmente por uma empresa. Chamado de FPGAs Intel Stratix 10 NX, esse novo produto permite personalizar a aceleração de inteligência artificial de forma reconfigurável e escalável. Ele deve chegar ao mercado apenas no segundo semestre de 2020.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.