Publicidade

IBM anuncia primeiro processador do mundo com arquitetura de 2nm

Por| Editado por Jones Oliveira | 06 de Maio de 2021 às 12h38

Link copiado!

Divulgação/IBM
Divulgação/IBM
Tudo sobre IBM

A IBM anunciou nesta quinta-feira (6) avanços no desenvolvimento do primeiro processador com arquitetura de dois nanômetros do mundo. O início dos trabalhos com a nova tecnologia de semicondutores aparece menos de quatro anos após a própria fabricante ter dado o pontapé em designs de cinco nanômetros, com foco nas indústrias de Internet das Coisas, inteligência artificial, aplicações de cloud computing e nanotecnologia.

As principais características dos novos chips, menores e com 50 bilhões de transistores, explicam esse direcionamento. De acordo com a IBM, a nova tecnologia promete entregar desempenho 45% maior do que os processadores de sete nanômetros que são utilizados hoje, mas com uma eficiência energética de 75% em relação a eles.

O anúncio também traz algumas aplicações práticas de todos esses números, apontando que celulares do futuro que usarem a tecnologia terão sua vida útil quadruplicada e terão que ser carregados apenas de quatro em quatro dias, enquanto notebooks passam a ter maior desempenho mesmo quando funcionando apenas na bateria. Para carros autônomos, o benefício está no processamento mais veloz e potente, enquanto a economia de energia também deve reduzir a emissão de carbono e o consumo de eletricidade dos data centers.

Continua após a publicidade

Além disso, a IBM cita como avanço o tamanho equivalente a uma unha dos semicondutores, enquanto, por dentro, eles trabalham com a maior capacidade possível no processamento de dados. A empresa também cita elementos relacionados à segurança e criptografia, de forma que os dados trafegados não sejam interceptados por terceiros maliciosos, e indica que muitas das inovações trazidas por essa nova arquitetura também devem ser implementadas em outras gerações de hardware da fabricante.

O desenvolvimento dos novos chips acontece no laboratório de pesquisa da IBM, localizado em Albany, nos Estados Unidos. Os trabalhos também contam com a colaboração de parceiros de setores públicos e privados, que também devem contribuir com as próprias necessidades para que a tecnologia seja criada para ultrapassar os limites atuais da indústria de semicondutores, bem como facilitar a adoção da nova arquitetura e o crescimento da indústria global de chips.

Como toda inovação dessa categoria, não existe data prevista para que os primeiros chips de dois nanômetros comecem a aparecer em produtos voltados ao consumidor. Entretanto, com o avanço necessário da indústria em termos de processamento e economia energética, provavelmente estamos falando em anos, e não em décadas. Apenas a título de comparação, a tecnologia de cinco nanômetros começou a ser desenvolvida há quatro anos na empresa, e o formato já está em uso em celulares como iPhone 12.