Publicidade

GeForce RTX 5090 é severamente impactada se usada em slot PCIe 3.0 x4

Por  | 

Compartilhe:
NVIDIA/Divulgação
NVIDIA/Divulgação
Tudo sobre Nvidia

As GPUs NVIDIA Blackwell são as primeiras a fazerem uso da moderna conexão PCIe 5.0 entre as placas de vídeo. Diferentes testes internet afora nos mostram a diferença de desempenho em games com outras versões da tecnologia, mas a Puget Systems focou em criação de conteúdo e como a poderosa RTX 5090 pode sofrer com o uso errado.

Em DaVinci Resolve, uma RTX 5090 pode entregar consideravelmente menos desempenho se usada em uma conexão PCIe 3.0 4x, em relação ao PCIe 5.0 x16, que é o ideal para ela. Como o gráfico abaixo deixa claro, o mínimo aceitável sem perda de performance é PCIe 4.0 x16. E PCIe 5.0 não é sinônimo de performance máxima, já que em um slot x4, a perda é de cerca de 10%.

Porém o pior cenário é em PCIe 3.0 x16, onde a queda foi de 25% em relação ao potencial máximo da GPU na conexão mais moderna. Essa queda foi menor em Adobe After Effect, mas ela ainda existe.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Jogos e renderização 3D exigem menos

Simulando os games, a Puget Systems rodou a GeForce RTX 5090 no teste Geomean em Unreal Engine 5.5 e a diferença é de menos de 10% entre PCIe 3.0 x4 e PCIe 5.0 x16. Ou seja, esse é um teste que não se beneficia de uma grande largura de banda como acontece em aplicações de uso profissional.

A diferença de desempenho também não é tão alarmante em software de renderização 3D como o Blender, chegando a 5% entre o melhor e pior resultado.

O teste, focando na diferença de performance entre PCIe 5.0 x16 e PCIe 3.0 x4, é mais para efeito de curiosidade, já que quem compra uma RTX 5090, não quer sofrer com gargalo de plataformas antigas. Não estamos falando só da conexão, mas também de CPUs mais fracos de anos atrás, limitando ainda mais a performance da GPU.

Veja mais do CTUP:

Continua após a publicidade

Fonte: Puget Systems

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*