Publicidade

GeForce RTX 5050 para desktops chega na próxima semana

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/MSI
Reprodução/MSI
Tudo sobre Nvidia

Rumores sobre a GeForce RTX 5050 surgiram aos montes nos últimas dias e agora temos a notícia, ainda de forma não oficial, de que a GPU Blackwell de entrada para PC de mesa chega daqui a uma semana, mais especificamente no dia 1º de julho. O lançamento teria sido antecipado, já que os planos iniciais eram de lançar a placa de vídeo no final do próximo mês.

Segundo o leaker MEGAsizeGPU, a NVIDIA já teria informado a todas as fabricantes parceiras sobre a antecipação repentina do lançamento da GeForce RTX 5050. A informação foi corroborada por outro leaker, hongxing2020, logo em seguida nas redes sociais. Essa informação já havia sido adiantada também por fontes do site Videocardz.

Espera-se que com essa mudança repentina, algumas fabricantes não consigam lançar a GPU Blackwell de entrada para desktop a tempo, embora não sabemos quando essas empresas foram notificadas pela NVIDIA. Ao que tudo indica, não deve existir um programa de review para essa placa de vídeo, principalmente considerando a situação com a RTX 5060, que teve a maioria das reviews publicadas depois do lançamento.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Especificações da GeForce RTX 5050

Segundo os vazamentos e rumores que temos até agora, a GeForce RTX 5050 deve chegar com 2.560 núcleos CUDA e 8 GB GDDR6, mesma tecnologia usada nas RTX 4060/4060 Ti, mas chegando a 20 Gbps, mesma velocidade das GPUs AMD Radeon RX 9000. Ela seria a única GPU Blackwell a não ser equipada com a nova tecnologia GDDR7, barateando os custos de produção em relação às outras integrantes do lineup com as novas memórias.

Com uma interface de 128-bit, a VRAM pode chegar em largura de banda máxima de 320 GB/s, 15% mais comparado com a RTX 4060. Mesmo com menos núcleos e a mesma quantidade de memória de vídeo, a RTX 5050 deve ter TDP 15w maior que a GPU Ada Lovelace de entrada, chegando a 130W. Ainda não existem palpites sobre possíveis preços para essa placa de vídeo.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*