Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Fabricante de chips EnSilica chega ao Brasil e admite ex-funcionários da Ceitec

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Junho de 2021 às 22h20

Link copiado!

Reprodução/Envato
Reprodução/Envato

Alguns dias depois de o governo federal confirmar o fechamento da Ceitec, estatal brasileira do ramo de semicondutores, uma multinacional inglesa anunciou o início das operações em Porto Alegre, justamente para aproveitar profissionais do ramo que já vivem na região.

A EnSilica é uma empresa de origem britânica que, apesar de não produzir os próprios chips, possui experiência e mercado para desenvolver Circuitos Integrados (CIs). A matriz fica em Oxford, onde há aproximadamente 120 trabalhadores, e a companhia também possui outros centros no Reino Unido e em Bangalore, na Índia. A inauguração da filial em Porto Alegre está prevista para outubro.

Apesar disso, a operação já deve começar em julho, com uma equipe formada por profissionais que deixaram a Ceitec, que está em processo de liquidação. A ideia é aproveitar tanto a experiência obtida pelos especialistas em pouco mais de uma década de funcionamento da estatal e o entrosamento destes, que devem iniciar os primeiros projetos de maneira remota, por conta da pandemia de COVID-19.

Continua após a publicidade

Além de profissionais demitidos da Ceitec, a empresa britânica também vai buscar estagiários nas universidades próximas. Isso deve reduzir o impacto do fechamento da estatal, apesar de a EnSilica, como já mencionado, trabalhar apenas com os projetos dos chips, que são posteriormente produzidos por terceiros.

“Dada a crescente demanda global por novos projetos de semicondutores, a experiência do Julio e da equipe adquirida juntos na última década é um ativo realmente valioso para a EnSilica”, disse o diretor-executivo da EnSilica, Ian Lankshear. “Estamos muito ansiosos para aumentar a equipe em Porto Alegre e ser uma parte importante do vibrante ecossistema de tecnologia da região”, completou.

O responsável pela filial em Porto Alegre será Julio Leão, que além de ter trabalhado por oito anos na Ceitec também tem trabalhos nos EUA e doutorado no IMEC, da Bélgica, no currículo. O doutor em computação confirmou a chegada da EnSilica ao país em seu perfil no Twitter.

Continua após a publicidade

A companhia pretende ter uma equipe de mais de 30 engenheiros nos próximos três anos para trabalharem em projetos de circuitos integrados digitais e analógicos, além de software a ser embarcado nos chips. Lembrando que a liquidação da Ceitec deve causar a demissão de cerca de 130 funcionários, no total, enquanto cerca de 48 deve ficar na empresa após a desestatização.

Fonte: Correio do Povo