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Fabricação ruim pode ser a causa de SSDs Sandisk defeituosos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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SanDisk
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Não é de hoje que algumas linhas de SSDs da SanDisk apresentam problemas graves ao apagar dados de usuários. O que antes parecia um problema de software, agora é tratado como um erro de hardware complexo, segundo uma companhia especializada em recuperação de arquivos.

O problema foi revelado por Markus Häfele, diretor da Attingo, em entrevista ao FutureZone. O executivo da empresa afirma que o problema envolvendo os SSDs SanDisk Extreme Pro de 4 TB, 3 TB e 2 TB é causado por problemas na fabricação, especialmente pela má escolha de design e componentes que fazem parte do produto.

A imagem abaixo mostra que os componentes são grandes demais para a placa de circuito integrado que os sustenta. Isso acarreta problemas diversos, como superaquecimento e alta impedância, fazendo que as estruturas se soltem e causem o mau funcionamento dos aparelhos. A análise da empresa também apontou fragilidades no material usado para solda, responsável por causar bolhas e desprender os componentes.

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Problema persiste há meses

Ainda não está claro como essa sequência de erros afetou a produção da SanDisk/Western Digital. O problema não se resume a apenas uma remessa de SSDs e se espalhou por milhares de produtos desde o início de 2023. É comum encontrar diversas reclamações a respeito das unidades em fóruns como o Reddit e até em comentários na própria página da empresa.

Segundo Häfele, a Attingo recebe pelo menos um SSD SanDisk Extreme Pro para conserto por semana. Em um problema de escala tão massiva, é improvável que a SanDisk não saiba sobre as causas no apagão de dados de milhares de consumidores.

O problema desses SSDs é mais complexo do que se imaginava. Há alguns meses a companhia enviou atualizações de firmware, mas que não resolveram a situação. Até mesmo veículos de imprensa, como o The Verge, foram acometidos pelo problema e ainda não receberam uma resposta da marca.

A posição da SanDisk

O Canaltech entrou em contato com a assessoria de imprensa que representa a SanDisk/Western Digital no Brasil para obter esclarecimentos sobre o ocorrido. Em uma mensagem oficial, a companhia avisa que está "revisando as recentes declarações que foram feitas sobre componentes de hardware em nossos SSDs Portáteis SanDisk Extreme e SanDisk Extreme PRO".

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"Queremos assegurar aos nossos valiosos consumidores que levamos a qualidade de nossos produtos muito a sério e empregamos procedimentos de teste rigorosos para os nossos produtos SSD portáteis", sinaliza o comunicado.

Dentre os testes citados, a companhia destaca:

  • Conduzimos um processo intensivo de DFM (design for manufacturing, ou projeto para fabricação) para garantir a qualidade do produto;
  • Seguimos as diretrizes IPC padrão da indústria para montagem e projeto de PCB (placa de circuito impresso);
  • Usamos pasta de solda de um fornecedor líder do setor;
  • Conduzimos qualificações rigorosas em nível de produto antes do envio, incluindo térmica, de vibração, umidade, choque e muito mais.

A respeito das alegações de mau funcionamento por problemas de hardware, a SanDisk diz não acreditar que "os problemas de hardware desempenharam um papel nas preocupações de produto que abordamos satisfatoriamente com a atualização de firmware" e que está coletando informações sobre o assunto.

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A empresa foi questionada se tinha conhecimento de remessas defeituosas de produtos que chegaram ao Brasil, mas não respondeu. Por fim, a SanDisk informa que os consumidores com preocupações ou problemas devem entrar em contato com a equipe de suporte ao cliente.

Esta matéria foi atualizada às 16h14 após a resposta da assessoria da SanDisk.

Fonte: FutureZone