Em 4 anos, AMD aumentou em 30x eficiência de chips para IA
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A corrida pelo melhor hardware para IA implica também na busca pela maior eficiência. A AMD divulgou que conseguiu cumprir seu planejamento para aumentar a eficiência de chips para Inteligência Artificial prevista para 2025 ainda neste ano.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 3 melhores processadores da AMD para jogos
- 5 processadores mais icônicos e populares da AMD
Em 2020, o Time Vermelho, liderado pela CEO de 2024, Lisa Su, havia divulgado um planejamento para reduzir em 30x o consumo de energia em servidores equipados com CPUs EPYC e GPUs aceleradoras Instinct até 2025. A jornada que duraria 5 anos foi reduzida para 4, já que a empresa alcançou seu objetivo.
Foco em chips para IA cada vez mais eficientes
Testes internos com as séries mais atuais de componentes AMD para servidores voltados para IA (segmento em que a empresa vem crescendo), como dois processadores EPYC 9575F de 64 núcleos e oito GPUs Instinct MI300X, além de 2,3 TB de memória DDR5, mostram que um data center desse nível conseguiu ser 28,3 vezes mais eficiente que um de 2020.
Essa configuração de quatro anos atrás, no entanto, não teve suas especificações reveladas, mas os componentes equivalentes da época eram as CPUs EPYC 7002 baseadas em Zen 2 e GPUs MI100 com a arquitetura CDNA 1.
Esse nível de eficiência quase 30x maior que o hardware de 2020 foi comprovado em diferentes testes de inferência em Llama 3.1-70B.
Segundo a AMD, essa melhoria na eficiência de seus chips foi alcançada graças a uma combinação de avanços na arquitetura e otimizações a nível de software.
A conquista da companhia tem bastante peso na indústria de chips para IA em servidores cada vez maiores para a inferência em larga escala de grandes modelos de linguagem (LLM) usados por gigantes da tecnologia como Meta, Microsoft, Google e outros, que consomem muita energia.
Veja mais do CTUP:
- Como funciona a votação do The Game Awards?
- NVIDIA revela planos de empacotamento 3D de chips para IA
- NVIDIA mostra como Indiana Jones e o Grande Círculo fica com ray tracing ativado
Fonte: AMD