Driver da NVIDIA causa tela azul em PCs antigos
Por Jones Oliveira |
A NVIDIA liberou um novo driver para as suas placas de vídeo nesta semana que está travando PCs antigos com Windows 10 e 11 que ainda usam processadores antigos, como o Intel Core 2 Duo.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- 4 placas de vídeo para evitar em 2024
- Windows travando na instalação? Saiba o que fazer
A falha causa a famigerada Tela Azul da Morte (BSOD) e vem atingindo todos os PCs que têm uma placa de vídeo GeForce GTX 750 ou superior, atualizou para a versão 555 ou mais recente do driver da NVIDIA e têm processadores antigos.
O que está acontecendo?
O travamento causado pelo novo driver da NVIDIA começou a repercutir a partir da publicação do perfil @TheBobPony no X (antigo Twitter) e foi confirmado pela própria fabricante de GPUs.
A NVIDIA já havia anunciado em julho que encerraria o suporte a processadores que não são compatíveis com instruções de Population Count (POPCNT). A decisão afeta computadores com CPUs Intel fabricadas antes de 2008 ou AMD feitas antes de 2006 e placas de vídeo GeForce GTX 750 ou superior.
Nesse cenário, o computador entra num loop de travamento e reinicialização, até que o Windows apresenta a tela de recuperação do sistema. Cabe ao usuário trancado do lado de fora do SO reverter a instalação do driver usando um ponto de recuperação, formatar o computador ou trocar a placa de vídeo. Para evitar que o bug se repita, o mais indicado é não atualizar o driver da GPU para a versão 555 ou posterior.
Outra alternativa é utilizar drivers open source desenvolvidos por terceiros, como os oferecidos pelo Nouveau. Nesse caso, o usuário assume o risco pela instalação de software não-licenciado.