Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CPUs Intel Rocket Lake devem ser lançadas em março compatíveis com PCIe 4.0

Por| 24 de Novembro de 2020 às 13h55

Link copiado!

Divulgação/Intel
Divulgação/Intel
Tudo sobre Intel

A próxima geração de processadores da Intel, batizada de Rocket Lake, pode ser compatível com atuais placas-mãe do mercado. A informação vem do site Wccftech, que disse ter confirmado (sem abrir suas fontes) que as novas CPUs chegam em março de 2021, serão compatíveis com modelos Z490 e devem contar com suporte para PCle 4.0.

O que a Intel já confirmou antecipadamente é que o componente chega no primeiro semestre do ano que vem. Agora, o site cravou o mês de março, sem que haja publicação oficial sobre isso.

As duas principais novidades aqui, contudo, são relativas à placas-mãe e o suporte ao PCIe 4.0, duas questões interligadas. A expectativa é de que os Rocket Lakes sejam compatíveis com chipsets Z490, mas isso deve exigir ao menos uma atualização de BIOS.

Continua após a publicidade

O mesmo vale para o barramento PCIe 4.0. Atualmente, não há suporte para o padrão usando as placas-mãe atuais. Entretanto, segundo o Wccftech, as placas Z490 são, sim, compartíveis, mas o que limita o suporte atualmente são as CPUs atuais. Desta forma, com o Rocket Lake e uma atualização da BIOS, os modelos Z490 seriam compatíveis com padrão PCIe 4.0.

Na prática, a vantagem para o consumidor é que se você já tem uma CPU da empresa com uma placa Z490 não vai precisar atualizar o componente. Uma economia na hora de atualizar o setup.

A expectativa é de que os processadores Rocket Lake sejam fabricados com litografia de 14 nm, venham com 8 nucelos e 50% mais capacidade gráfica. Muito disso por conta da GPU integrada Xe Graphics. Ainda, o componente também pode ser compatível com USB 3.2, que atinge taxas de transferências de 20 GB/s.

Até o momento, o que a Intel confirma é que o novo modelo trará melhoria “de dois dígitos” em porcentagem de IPC em relação a atual geração de CPUs.

Continua após a publicidade

Fonte: Wccftech