Publicidade

CPUs Intel Nova Lake podem consumir mais do que uma RTX 5090

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Gemini/Canaltech
Gemini/Canaltech

A próxima geração de processadores da Intel é um refresh do Core Ultra 200 que chega em breve. Somente no fim de 2026 é que a indústria verá a nova arquitetura voltada para PCs de mesa. As CPUs Nova Lake (Core Ultra 400) já tiveram diversos rumores, mas o mais novo deles revela algo com potencial alarmante: um consumo absurdo que pode passar de 700W.

Dois leakers bem conhecidos falam sobre diferentes aspectos da energia dos processadores Nova Lake. Começando pela informação não-oficial que vem de kopite7kimi: os processadores Core Ultra 400K, aqueles destravados para overclock, podem passar de 700W em carga máxima. Ou seja, os SKUs operando com clocks acima do padrão de fábrica, e sob estresse, podem chegar a um consumo maior do que uma GeForce RTX 5090, que tem TDP de 575W.

Outras especificações de energia dos Intel Nova Lake

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Questionado se isso aconteceria sem os limites de energia impostos pela Intel (Power Limit/PL), o leaker afirma que sim, mas disse para não esperarmos PL2 baixo. Isso significa que mesmo limitando sua operação, um Core Ultra 400 destravado deve consumir mais do que o normal.

Para efeito de comparação, o atual processador mais forte da Intel, o Core Ultra 9 285K, pode chegar perto de 500W com overclock extremo. Esse suposto Nova Lake high-end pode chegar aos 700W com o perfil PL4 de energia. Vale lembrar que o SKU topo de linha, que provavelmente é foco desse rumor, deve chegar com mais de 50 núcleos, algo que ajuda a aumentar o consumo de energia.

O leaker Jaykihn disse ainda que não será possível desativar o thermal throttling dos processadores Nova Lake. Além disso, o sensor pode ir de -64 até 100°C, caso a opção esteja ativada. O sistema de um PC com esses processadores pode ser iniciado usando somente os núcleos de baixo consumo (LP-E cores), ou esses núcleos juntos dos núcleos eficientes, deixando os núcleos de desempenho de lado nesse momento de processamento intenso em qualquer PC.

Os processadores Intel Nova Lake são esperados para o fim de 2026 e devem brigar diretamente contra os Ryzen baseados em Zen 6 da AMD.

Veja mais do CTUP: