Publicidade

CPUs AMD Ryzen AI 500 podem ter gráficos RDNA 4m e suporte a FSR 4

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
AMD/Divulgação
AMD/Divulgação

A AMD revolucionou o mercado de APUs (CPU+GPU) mobile desde a introdução da arquitetura RDNA 3.5 com os Ryzen AI 300. Agora, segundo uma atualização no stack AMDGPU para Linux, parece que o Time Vermelho está trabalhando na implementação da geração "RDNA 4m" para os Ryzen AI 500, também chamados de "Medusa Point".

Uma das novidades está no suporte nativo às instruções Matrix ISA. Na prática, isso confirma que a AMD está aprimorando o processamento de seus gráficos integrados para IA. Essa mudança também é necessária para dar suporte ao FSR 4, que, ao contrário das versões anteriores, faz uso de redes neurais para o upscaling de imagens assim com a rival NVIDIA com o DLSS.

Ryzen AI 500 devem usar Zen 6 além de RDNA 4

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A GPU identificada como GFX1170 já havia aparecido em outros vazamentos atrelada à LLVM com suporte a FP8 e BF8. Curiosamente, a família GFX11 é associada à RDNA 3. Toda essa movimentação nos mostra um potencial aumento de performance não só em IA, mas também em games, já que estamos falando da arquitetura gráfica mais atual da AMD.

Sobre a geração Ryzen AI 500, ela deve ser dividida entre Medusa Point e Medusa Halo, sendo a segunda da família Ryzen AI Max. Todos serão equipados com a nova arquitetura Zen 6, que também deve estar presente nos Ryzen 10000 (ou qualquer novo nome que a AMD queira dar) para PC de mesa.

Na parte gráfica, agora com esse rumor, acredita-se que os Ryzen AI 500 Medusa Point podem chegar com a arquitetura RDNA 4m, já que os Medusa Halo devem oferecer a próxima arquitetura gráfica RDNA 5, que também deve equipar as próximas placas de vídeo Radeon.

Nada disso ainda tem previsão para chegar ao mercado, mas essas gerações são esperadas para o próximo ano, principalmente porque a AMD acabou de lançar os Ryzen AI 400, que são nada mais do que um refresh dos Ryzen AI 300 para notebooks.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Phoronix