Consumidor encontra luva esquecida dentro de placa GeForce RTX 3090 da Nvidia
Por Vinícius Moschen • Editado por Wallace Moté |

Uma situação inusitada aconteceu nesta semana com um comprador da GeForce RTX 3090, identificado como antonyjeweet no Reddit. Após gastar mais de 1.500 dólares (R$ 8.003 reais em conversão direta) na placa de vídeo top de linha da Nvidia, ele percebeu que as temperaturas de operação estavam muito altas, em torno de 110ºC na GPU e 75ºC no núcleo. Como tinha o conhecimento necessário para abrir o produto, ele foi verificar o que estava errado e encontrou uma luva de dedo abandonada.
- CEO da Nvidia acredita que escassez de placas RTX 3000 deve se estender por 2022
- Compra da ARM pela Nvidia pode ser investigada pelo governo britânico
Apesar de já estar parcialmente derretida, a luva foi retirada por antonyjeweet, ação que diminuiu as temperaturas da GPU e do núcleo para 85ºC e 65ºC respectivamente, números mais próximos do esperado para o produto.
O item em questão é uma RTX 3090 Founders Edition, ou seja, com todos os componentes fornecidos pela própria Nvidia (nesse caso não há uma distribuição a outras marcas, como a Asus ou a MSI). Essa edição, em teoria, garantiria melhores desempenhos de resfriamento em condições normais.
Ao entrar em contato com a Nvidia, antonyjeweet encontrou outro inconveniente: a marca não poderia fornecer garantia, pois em muitos países o regulamento interno não permite conserto ou reposição caso o produto já tenha sido aberto. O cliente protestou e mandou uma foto da luva ainda presa na placa, e só então a companhia ofereceu suporte.
O caso serve como um lembrete de que mesmo os dispositivos mais caros podem apresentar erros e mau funcionamento, e por isso sempre é importante checar a performance de novas peças para evitar dores de cabeça no futuro.
Fonte: Kotaku