Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com foco no custo-benefício, AMD anuncia chipset A520

Por| 19 de Agosto de 2020 às 09h27

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Depois de alguns burburinhos e vazamentos, veio a confirmação: a AMD anunciou o novo chipset A520. Considerado um modelo de entrada e acessível, ele tem compatibilidade com soquete AM4 e suporta não só a família de processadores Ryzen de 3ª geração, como a vindoura 4ª geração baseada na arquitetura "Zen 3" — sendo uma boa pedida para quem quer comprar um computador novo agora para atualizá-lo mais tarde.

Algumas placas-mãe, inclusive, já são compatíveis com esse chipset, como a ASRock A520M Pro4, Asus TUF Gaming A520M-Plus, Biostar A520MH, Gigabyte A520 Aorus Elite e MSI MAG A520M Vector Wi-Fi.

Continua após a publicidade

Outra vantagem desse chipset, além do custo-benefício e da compatibilidade com os processadores Ryzen 3000, é o suporte para mais portas USB 3.2 de segunda geração. Por outro lado, a A520 não oferece nenhuma compatibilidade PCIe 4.0, considerado por muitos o principal recurso das placas-mãe da série 500 de gama média e alta.

Essa feature permite que a placa-mãe suporte maior largura de banda quando emparelhadas com uma CPU compatível, ou seja: caso seu setup seja baseado no novo chipset, ele não será capaz de expandir a largura de banda total disponível. Em vez disso, a CPU e o chipset serão limitados às velocidades PCIe 3.0.

A AMD ainda não informou os preços oficiais das placas-mãe, mas, segundo informações da imprensa estrangeira, eles devem girar em torno dos US$ 100 na gringa.

Continua após a publicidade

Fonte: PC Gamer, TechRadar