Colapso global: placas de vídeo de 16 GB somem e deixam usuários reféns dos 8 GB
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

No fim de 2025, montar um PC gamer virou um mega desafio por conta dos preços da memória RAM, componente severamente afetado pela gigantesca demanda por IA; além de SSD, que também está encarecendo, mas em um ritmo mais lento. As placas de vídeo são as próximas nessa corrente apocalíptica e alguns mercados, como o japonês, já começaram a ficar com as prateleiras vazias, principalmente sem modelos com mais de 16 GB de VRAM.
-
Usar 4 módulos de memória RAM afeta desempenho do PC?
- Como saber se a memória RAM é compatível com a placa-mãe e com o processador?
Segundo o site japonês ITmedia, uma das lojas de PCs mais populares de Akihabara, centro comercial de eletrônico famoso que fica em Tóquio, já não sabe nem quando terá novas placas de vídeo com maior quantidade de memória de vídeo.
Lojas japonesas temem pela falta de estoque
Do lado da NVIDIA, da RTX 5070 Ti em diante, além da RTX 5060 Ti de 16 GB (que pode acabar), são as afetadas (lembrando que a RTX 5070 tem 12 GB). Com a AMD, as afetadas são Radeon RX 9070 e 9070 XT, além da versão de 16 GB da RX 9060 XT.
"Placas equipadas com memória de alta capacidade tornaram-se muito difíceis de adquirir. Ainda temos estoque no momento, mas estamos em uma situação em que não sabemos quando a próxima remessa chegará — ou se ela chegará", disse a loja Tsukumo eX.
Outras lojas da região comercial do Japão também estão preocupadas com o mesmo. Algumas até dizem que não sabem nem quando receberão novas placas de vídeo, mesmo as de 8 GB de memória. A situação se agrava mais ainda com a possibilidade de a NVIDIA ter parado o envio de VRAM aos seus parceiros.
Um rumor da semana passada apontava para essa possível realidade. Por conta da escassez de DRAM, componente crucial para memória, seja RAM ou VRAM, o Time Verde estaria literalmente encerrando o envio desse componente. Sem memória, não existe placa de vídeo. Se isso realmente for verdade, existe uma chance grande de a disponibilidade de placas no mercado diminuir consideravelmente nos próximos meses.
Veja mais do CTUP:
- Aposta em IA faz faturamento da Micron explodir e valida saída do varejo
- Funcionários da Samsung estariam recebendo suborno para vender memórias DDR5
- Prepare o bolso: montar computador ficará 8% mais caro e mais difícil em 2026
Fonte: ITmedia