Publicidade

Chips de IA da TSMC devem ficar mais caros em breve

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Laura Ockel/Unplash
Laura Ockel/Unplash
Tudo sobre TSMC

O preço nos chips de Inteligência Artificial da TSMC deve aumentar em um futuro próximo. A informação foi divulgada pelo site taiwanês UDN, que aponta o encarecimento de uma estrutura específica na fabricação desses componentes com a elevação nos preços, além de outros fatores como a alta demanda.

Segundo a reportagem, o interesse massivo de gigantes da tecnologia em adquirir esses componentes, como a NVIDIA e Microsoft, fez com que a TSMC ficasse bem ocupada na produção desses produtos. No entanto, o principal motivo está ligado ao consequente aumento no preço dos interposers, estruturas que atuam como uma camada intermediária entre o substrato e as demais partes de um chip.

O interposer é utilizado em alguns processamentos de empacotamento específicos, como o CoWoS (Chip em um substrato de wafer). Essa técnica permite à empresa realizar o empilhamento vertical dos chiplets, com o objetivo de acomodar mais estruturas acima do substrato. Logo, com o aumento no preço dessa tecnologia, toda a cadeia de fabricação de chips de IA pode ser afetada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Fabricantes de base podem se beneficiar

Embora a notícia não seja animadora para as grandes empresas e certos consumidores, que perceberão esse aumento ao adquirir novos produtos, a indústria de base pode se beneficiar. A UMC (United Microeletronics Corporation) e o ASE Group são as fabricantes dos interposers utilizados pela TSMC, que já receberam as primeiras levas de encomendas para essas estruturas e devem receber um bom pedaço dessa fatia.

Para fins de comparação, a UMC deve dobrar a sua produção de interposers nas instalações em Singapura. Vale dizer que a própria Taiwan Semiconductor Manufacturing Company investiu bilhões em uma nova fábrica especializada no empacotamento de chips em Taiwan, mirando elevar a produção para 30.000 wafers por mês.

Os chips feitos no processo de CoWoS da TSMC devem ser destinados primeiramente para datacenters e outras aplicações complexas. No entanto, com a expansão de recursos de IA em máquinas domésticas, não seria uma surpresa ver esse aumento de preço também chegar ao público consumidor.

Fonte: UDN