Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chegou o monstro! AMD lança oficialmente a Radeon RX 6900 XT

Por| 10 de Dezembro de 2020 às 10h01

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD, de fato, vai apimentar de vez o mercado de games e tecnologia. A empresa anunciou nesta terça-feira (8) o lançamento de sua mais poderosa placa de vídeo de todos os tempos, a Radeon RX 6900 XT. O modelo vai competir diretamente com a GeForce RTX 3090, da Nvidia.

A Radeon RX 6900 XT tem como objetivo entregar jogos, como dizem os PC gamers, com tudo "no talo". Ou seja, gráficos com resolução 4K, altas taxas de quadros por segundo e o tão desejado Ray Tracing, idealizado como o recurso definitivo na atual geração de videogames e jogos em geral.

Continua após a publicidade

Para tal, a placa é construída com base na nova arquitetura da AMD, a RDNA 2, que aprimora tudo o que já foi apresentado pela empresa em termos de performance, acrescentando 54% de desempenho por watt em comparação com a RNDA de 7nm . O equipamento também conta com 80 unidades computacionais aprimoradas, 16 GB de VRAM GDDR6 e clock de até 2,25 GHz.

E, como citamos acima, além dessas benesses, a Radeon RX 6900 XT vai proporcionar ao pessoal do Master Race a chance de poder jogar com iluminação e reflexos em tempo real graças ao suporte a Ray Tracing. Nessa placa, aliás, foi adicionado um poderoso motor Ray Accelerator de função fixa, com cada unidade computacional otimizada para fornecer iluminação em tempo real, sombra e realismo de reflexão. Quando combinado com o AMD FidelityFX, que permite renderização híbrida, os desenvolvedores podem combinar efeitos rasterizados e Ray Tracing sem perder desempenho.

A AMD também explica que, ao unir sua nova placa com outros produtos do ecossistema, como os processadores Ryzen 5000 e as placas-mãe B550 ou X570, é possível utilizar a tecnologia SmartAccess Memory (SAM). Com ela, os processadores podem acessar a memória GDDR6 da RX 6900 XT diretamente, desde que, claro, o jogo seja compatível com esse ganho de performance.

Continua após a publicidade

Para fechar, a nova GPU é compatível com a tecnologia AMD Infinity Cache, que ajuda a diminuir a latência e consumo de energia do equipamento, sobretudo em jogos acima de 1440p, graças a um lastro "infinito" de 128MB.

Preço e disponibilidade

A Radeon RX 6900 XT está disponível globalmente por a partir de US$ 999. No Brasil, a placa deve ser disponibilizada apenas por fabricantes parceiras e não neste modelo de referência. Preço e data de disponibilidade não foram informados pela AMD.