ASRock libera nova BIOS com correções de memória para CPUs AMD Ryzen
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

Depois de vários meses lidando com problemas críticos envolvendo processadores AMD Ryzen e suas placas-mãe, a ASRock liberou diferentes atualizações de BIOS na tentativa de resolver a questão. A mais recente delas, versão 4.07.AS01, trouxe uma nova AGESA (1.3.0.0a) com foco em compatibilidade de memória e correção para uma falha de boot em certos casos.
- Placa-mãe usada vale a pena? 5 cuidados ao comprar
- CPUs Ryzen queimando: a culpa é da ASRock ou da AMD?
Essa nova BIOS ainda não é uma versão final, já que se trata de beta. A fabricante ainda não deu um prazo de quando essa versão chegará, mas recomenda que os usuários façam a atualização, principalmente por conta da "compatibilidade otimizada de memória", já que alguns do relatos envolvem o uso do perfil AMD EXPO para memória RAM. Embora o problema de inicialização parece ser mais urgente.
"Essa atualização foi projetada especificamente para resolver problemas de inicialização do sistema, incluindo casos em que os sistemas podem deixar de inicializar após serem usados por um período de tempo. Recomenda-se que os usuários que enfrentarem esse problema atualizem para essa versão do BIOS para ajudar a restaurar a funcionalidade normal de inicialização do sistema", disse a ASRock.
Problema se arrasta por quase um ano
A situação da ASRock com a nova linha de processadores da AMD tem sido, no mínimo, turbulenta. Não é de hoje que relatamos casos alarmantes envolvendo a integridade física dos chips. A fabricante se viu no olho do furacão após relatos de Ryzen 9000 queimando e precisou vir a público prometer uma correção urgente e acalmar os ânimos de seus clientes.
O cenário escalou rapidamente. O que começou como casos isolados transformou-se em uma contagem alarmante: as placas da ASRock já foram apontadas como as responsáveis por somar mais de 300 Ryzen "mortos". Um dos primeiros casos foi o de um Ryzen 9 9950X3D que apresentou bolhas após o uso em uma dessas placas-mãe, indicando uma falha crítica no fornecimento de tensão.
Veja mais do CTUP:
- Musk quer levar data centers de IA ao espaço para reduzir conta de luz
- Dell, HP e outras OEMs estão recorrendo a memórias chinesas em meio à crise
- Crise das memórias já provoca caos na produção de CPUs; atrasos chegam a 6 meses