AMD Radeon RX 7800 XT pode estrear em maio superando a RTX 4070 Ti
Por Renan da Silva Dores • Editado por Wallace Moté | •

Previsões baseadas em dados oficiais da AMD sugerem que a Radeon RX 7800 XT, esperada como um dos próximo lançamentos da gigante para o segmento avançado de placas de vídeo, poderia superar a Nvidia GeForce RTX 4070 Ti, contando ainda com a vantagem de possuir mais memória. Segundo rumores, a solução poderia chegar às lojas já em maio, durante a Computex 2023, e finalmente trazer a nova arquitetura RDNA 3 a uma faixa mais acessível de preço.
- AMD Radeon RX 7600S é 6% mais lenta que RTX 4060 Mobile em comparativo
- ASUS ROG Ally vaza em testes com novos chips Ryzen Z1 e Z1 Extreme
No início de abril, a AMD apresentou aos profissionais a família Radeon PRO W7000, composta pela W7900 e W7800. Enquanto a primeira tem um conjunto de especificações muito similar ao da placa gamer Radoen RX 7900 XTX, a segunda trouxe uma ficha técnica inédita, com ambas tendo o diferencial de possuir grande capacidade de memória e os drivers otimizados para aplicações profissionais, que demandam maior estabilidade e compatibilidade.
A Radeon PRO W7800, em particular, chamou atenção por possivelmente ser a base na qual o time vermelho deve lançar a Radeon RX 7800 XT, considerando o histórico da marca — além dos drivers, a menor capacidade de memória deve ser a única diferença para o modelo gamer. Com isso em mente, o portal japonês ASCII.jp avaliou os dados oficiais da W7800 e concluiu que uma possível variante gamer da GPU poderia mirar e superar a RTX 4070 Ti, em vez de ser direcionada à RTX 4070.
Não se sabe exatamente qual chip foi utilizado pela AMD na nova placa profissional, mas o que está certo é que veremos 70 Unidades Computacionais, ou 4.480 núcleos, e cerca de 45 TFLOPs de poder computacional, o que, considerando o funcionamento da arquitetura RDNA 3, resultaria em clocks na casa dos 2.511 MHz.
Fazendo cálculos acerca dessas configurações, o ASCII.jp aposta que o time vermelho pode ter optado mesmo pelo Navi 32 — operando a 3.000 MHz, essa GPU teria o mesmo nível de desempenho que uma configuração similar que utilizasse o Navi 31, com um salto de consumo que faria sentido em uma passagem de uma placa profissional para um modelo gamer. O verdadeiro diferencial estaria no preço de fabricação.
Não é segredo que o uso de chiplets, que reduzem o custo de produção, já deu margem suficiente para a AMD trabalhar melhor com os valores repassados aos usuários, e é nisso que a empresa pode apostar com a RX 7800 XT. Mais simples, o Navi 32 poderia ser significativamente mais barato de se fabricar que o Navi 31, aspecto que vai refletir no preço final da placa.
Considerando consumo e o desempenho informado para a W7800, o portal japonês acredita que a fabricante consiga posicionar sua nova solução contra a RTX 4070 Ti, e até superá-la, tendo ainda a vantagem que a família Radeon já vem apresentando desde a geração anterior: a maior capacidade de memória, que poderia se estabelecer em 16 GB de VRAM, como indicam as configurações.
Seja como for, diversos rumores sugerem que a RX 7800 XT, junto de mais alguns modelos intermediários como a RX 7600 XT, podem ser anunciados já durante a Computex 2023, marcada para começar em 31 de maio. Até lá, mais informações devem começar a ser vazadas.