Publicidade

AMD quer melhorar Ray Tracing nas suas próximas GPUs

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Em uma entrevista ao Club386, Scott Herkelman, o chefe da divisão Radeon na AMD, afirmou que a empresa trabalha ativamente para melhorar a performance geral de suas placas quando o assunto é Ray Tracing. Além disso, ele também confirmou os planos em melhorar questões relacionadas ao consumo e eficiência energética das GPUs.

Sobre o Ray Tracing, Scott comenta que os produtos Radeon possuem a melhor performance por dólar, ou seja, um comparativo de quanto o jogador gasta em relação ao que ele recebe em forma de FPS. No entanto, o Ray Tracing realmente é uma questão que a AMD precisa melhorar, e para compensar esse cenário a companhia reduz o preço final do produto.

"Nós só temos que melhorar nas futuras gerações, tendo a certeza que temos a certa arquitetura para um Ray Tracing eficiente. Além disso, continuamos trabalhando com os parceiros ISVs (Fornecedores de Software Independentes) para que os jogadores tenham a melhor experiência", comenta Scott Herkelman.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A fala de Herkelman parece fazer sentido, mas certamente a Nvidia está bem à frente do time vermelho quando se trata de iluminação, sombreamento e reflexos realistas. Mesmo assim, é justo dizer que houve um salto considerável de desempenho nesse quesito entre as Radeon RX 6000 e a recente série 7000, que receberá as novas RX 7800 XT e 7700 XT nos próximos dias.

Eficiência energética importa para alguns

Além disso, o chefão das GPUs Radeon comenta que os jogadores não parecem muito interessados em questões como eficiência energética. Na verdade, algumas pessoas podem até se preocupar com quanta energia está sendo consumida pela GPU, mas parece ser uma minoria.

"Em notebooks isso é bastante importante [a eficiência energética]. Nos computadores de mesa, no entanto, isso importa, mas não para todo mundo. Há algumas pessoas que realmente se importam com a energia, outras nem tanto. Nós definitivamente queremos fazer um chip com melhor performance por watt. Um chip melhor faz o conjunto da placa ser mais barato, o que nos habilita a fazer coisas diferentes com o preço e, de forma esperançosa, fornecer desempenho adicional aos jogadores. Isso também é bom para o meio ambiente e para a sua conta de energia", salienta Herkelman.

A respeito das Radeon RX 7000, Scott diz que ainda há algumas questões a serem resolvidas sobre consumo, principalmente quando as placas estão em modo ocioso, e promete atualizações em breve: "Nós vemos algumas inconsistências com o consumo ocioso que não deveriam estar ali. Isso vai ser corrigido, mas pode levar um tempo a mais".

Por fim, Scott ainda revela que a AMD planejou inserir os conectores 12VHPWR, das novas GeForce RTX 4000, nas Radeon RX 7800 XT e 7700 XT, mas a equipe desistiu da ideia por conta de problemas no design da conexão. Quando esses problemas forem corrigidos, deve ser o momento em que veremos as Radeon com esse recurso.

Fonte: Club386