Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD prepara recurso de supressão de ruído rival para o Nvidia RTX Voice

Por| Editado por Wallace Moté | 22 de Julho de 2022 às 11h13

Link copiado!

Reprodução/Tech Blogs
Reprodução/Tech Blogs
Tudo sobre AMD

A AMD confirmou, sem querer, que trabalha em uma tecnologia de supressão de ruído baseado em algoritmos de Inteligência Artificial. Aparentemente integrada aos drivers de placas de vídeo da marca, como sugere o vídeo vazado pela própria companhia, a funcionalidade estrearia como uma rival para o RTX Voice da Nvidia, tornando as soluções de software do time vermelho ainda mais robustas.

AMD prepara rival para o RTX Voice

O vídeo de anúncio do AMD Noise Supression foi publicado no canal da AMD nesta quinta-feira (21), e pouco depois removido, o que leva a crer que a divulgação foi feita antes da hora. Apesar da remoção, o usuário do Reddit u/zenobian conseguiu salvar o conteúdo a tempo, divulgando o material em comunidade dedicada à empresa na plataforma.

Continua após a publicidade

Segundo o vídeo, a tecnologia é um recurso integrado aos drivers, devendo assim ser processado pela placa de vídeo, e utilizará Deep Learning — algoritmos avançados que empregam redes neurais para "aprender" de acordo com o uso — para garantir a remoção dos sons indesejados sem afetar a qualidade da voz durante as chamadas de áudio e vídeo.

O conteúdo revela ainda que o Noise Supression será aplicado não apenas no sinal do usuário, como também no de outros participantes de uma ligação, e será compatível com apps e games, podendo ser aplicado durante a jogatina. A AMD não confirmou o lançamento da funcionalidade e, questionada pelo The Verge, não divulgou uma resposta. Apesar disso, caso os detalhes estejam corretos, a tecnologia pode estrear já em um dos próximos updates do Radeon Software.

Continua após a publicidade

Tecnologia elimina ruído de fundo com IA

Com funcionamento similar e tecnologia que aparenta utilizar os mesmos princípios, o AMD Noise Supression deve chegar como um rival direto para o Nvidia RTX Voice. O recurso da Nvidia estreou junto às placas GeForce RTX 2000 prometendo excelente processamento de áudio e redução de ruído para videoconferências a jogadores e até mesmo streamers, empregando algoritmos de Deep Learning executados nos Tensor Cores, especializados em IA, presentes nas GPUs.

Após investigações dos usuários, a companhia acabou disponibilizando o RTX Voice para usuários de placas de vídeos mais antigas, executando os algoritmos nos núcleos CUDA. Com o Noise Suppression, a AMD disponibiliza mais uma funcionalidade similar às oferecidas pela Nvidia sem o uso de estruturas dedicadas — o recente FSR 2.0 rivaliza com o DLSS entregando resultados semelhantes, mesmo sem haver núcleos de IA em placas Radeon.

Continua após a publicidade

Fonte: VideoCardz, The Verge