Publicidade

AMD pode ter descontinuado Radeon RX 6650 XT

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A AMD pode ter interrompido e paralisado a produção da Radeon RX 6650 XT em suas fábricas. O motivo estaria ligado ao recente anúncio das novas Radeon RX 7800 XT e 7700 XT e o fato de a RX 7600 já estar se consolidando no mercado desde maio.

A informação foi encontrada pelo IT Home em um fórum chinês sobre hardware. O informante comenta que os últimos produtos devem ser vendidos até o fim de setembro, quando os estoques das fabricantes parceiras esvaziarão e não serão repostos.

O fim de ciclo da RX 6650 XT não é exatamente uma grande surpresa. Embora a placa tenha sido lançada em 2022, o modelo chegou como uma revisão para a série Radeon RX 6000, trazendo pouco desempenho adicional em relação à RX 6600 XT padrão — uma diferença de no máximo 8% em certos cenários.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com a chegada das novas placas voltadas ao segmento de jogos em 1440p e a RX 7600 já estar disponível para o público há alguns meses, o time vermelho pode ter entendido a oportunidade de cortar custos com a produção de um modelo "antigo" e empurrar seus consumidores diretamente para a nova geração RX 7000.

RX 6600 XT ainda não deve ser afetada

No entanto, alguns veículos reportam que o fim da linha seria não só para a RX 6650 XT, mas para todo o chip Navi 23, que engloba as RX 6000 de maneira geral. Por enquanto, isso parece ser mais algumas sugestões do que, de fato, um vazamento concreto, visto que as falas do informante no fórum não mencionam esse movimento.

Aliás, a RX 6600 e a RX 6600 XT são placas de vídeo bem populares no mercado brasileiro. Os modelos contam com preços competitivos, por a partir R$ 1.300 em promoções, e por rodarem games em Full HD. Essa popularidade parece se estender até o mercado internacional, principalmente por conta do lançamento morno das GeForce RTX 4060 nos últimos tempos.

Dessa maneira, é provável que a AMD espere um pouco para descontinuar as demais placas com o chip Navi 23. Mesmo assim, é preciso entender que esse é uma estratégia natural da indústria do hardware à medida que novos produtos são lançados.

Vale lembrar que a AMD não oficializou a decisão, portanto todas as informações contidas neste texto são apenas rumores.

Continua após a publicidade

Fonte: IT Home