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AMD lança FSR 2.1 com melhorias importantes na qualidade de imagem

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2022 às 14h50

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Divulgação/AMD
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Depois de uma estreia com resultados aclamados, a AMD anunciou nesta semana o lançamento do FidelityFX Super Resolution 2.1, versão revisada da técnica de upscaling temporal rival do DLSS da Nvidia. A novidade traz diversos ajustes ao algoritmo de processamento visando reduzir o ghosting — os rastros que objetos em movimento geram ao se utilizar tecnologias temporais — aprimorar a definição e proporcionar outras melhorias.

No GPUOpen, portal onde a AMD disponibiliza os códigos de recursos para os desenvolvedores, a empresa anunciou a nova versão do FSR e destacou como a novidade é a primeira grande atualização da técnica. A atualização conta com 5 principais aprimoramentos ao algoritmo de upscaling, acompanhadas de ajustes menores. São elas:

  • Divergência de vetores de movimento agora é usada para diminuir pixels travados — a melhoria deve reduzir o ghosting em objetos cujas cores são diferentes do que está abaixo deles
  • Códigos de desoclusão agora conseguem detectar desoclusões nas áreas em que há pouca separação de profundidade entre objetos — o aprimoramento também deve reduzir ghosting e aumentar a qualidade do upscaling quando um objeto sai da frente do outro em áreas pequenas da imagem
  • Qualidade de upscaling aprimorada por substituir dados de meia precisão por dados de precisão completa — a qualidade e a estabilidade de imagem melhoram pelo uso de números mais complexos
  • Máscara reativa agora utiliza dilatação baseada em cores para evitar a expansão de áreas não relevantes, e adotam números completos na faixa de [0.0, 1.0] — deve evitar o ghosting em objetos transparentes, como partículas
  • Máscaras de composição e transparência passam a utilizar a dilatação baseada em cores para evitar a expansão de áreas não relevantes — outra melhoria pensada para reduzir o ghosting em áreas em que há diferença de cores
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Para facilitar a vida dos desenvolvedores, o FSR 2.1 também embarca exemplos de partículas complexas de se realizar upscaling, como fumaça e faíscas, além de uma opção para desativar as máscaras, permitindo que os programadores possam conferir os resultados em tempo real durante a implementação da técnica em um game.

O FSR 2.1 já está disponível no update 1.7.1 para Farming Simulator 2022, e deve chegar a mais títulos nas próximas semanas. A AMD garante que a implementação deve ser rápida, já que não há mudanças nos códigos integrados nos jogos, apenas no plugin do recurso, e divulgou imagens comparando o FSR 2.0 com o novo 2.1 em Farming Simulator.

No comparativo, é possível notar como diversas áreas da imagem estão mais nítidas e, principalmente, que o ghosting presente na região traseira do trator em movimento no centro da imagem desaparece na nova versão do FSR.

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FSR 2 já está presente em 45 games

Ainda no anúncio, a AMD destaca como o FSR 2 foi adotado rapidamente pelos desenvolvedores e está sendo utilizado em 45 games diferentes — ao menos oficialmente. Considerando que a técnica possui código aberto, qualquer usuário com conhecimento suficiente poderia implementá-la manualmente, algo que chegou a acontecer com Cyberpunk 2077 e Red Dead Redemption 2.

Dos títulos oficiais, 20 já estão disponíveis, incluindo nomes como Marvel's Spider-Man Remastered, Ghostwire: Tokyo, Deathloop, Dying Light 2 e o próprio Farming Simulator 2022. O restante da lista foi ampliado com 11 novos games revelados nesta semana, que incluem Saints Row, Hitman 3, Grounded, The Callisto Protocol, Lies of P e, agora oficialmente, Cyberpunk 2077.

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Fonte: AMD