Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nvidia marca evento GeForce Beyond para 20 de setembro

Por| Editado por Wallace Moté | 09 de Setembro de 2022 às 10h50

Link copiado!

Reprodução/Nvidia
Reprodução/Nvidia
Tudo sobre Nvidia

Depois de confirmar que teria "notícias empolgantes" sobre a linha GeForce durante a GTC 2022, a Nvidia anunciou através das redes sociais a "GeForce Beyond", apresentação em que deve revelar a aguardada família GeForce RTX 4000. Como de costume, a gigante não divulgou detalhes técnicos, nem confirmou quais anúncios fará, mas publicou teasers com algumas pistas do que podemos esperar.

A Nvidia GeForce Beyond será transmitida pela companhia em seu próprio site e no YouTube em 20 de setembro, ao meio-dia no horário de Brasília. O portal do evento permite que os interessados cadastrem a data no calendário, e convoca os "entusiastas de PC" para acompanhar a transmissão. A mensagem afirma que o CEO e fundador Jensen Huang discutirá "os últimos avanços tecnológicos em games, criação e gráficos", mas não trouxe detalhes do que será exibido.

Continua após a publicidade

Apesar disso, a expectativa é que o dia seja destinado à apresentação da família GeForce RTX 4000, ou ao menos algumas das tecnologias que serão embarcadas nas futuras placas de vídeo da marca. A nova geração já foi confirmada pelo próprio CEO, com disponibilidade prevista para o início de 2023, complementada pelos elevados estoques da linha RTX 3000.

No Twitter, a Nvidia divulgou dois outros teasers que podem indicar alguns dos destaques a serem apresentados. No primeiro deles, um vídeo mostra uma explosão de raios verdes — uma possível indicação de que o Ray Tracing, tecnologia em que a gigante foi pioneira no mercado de consumidores, deve receber bastante atenção, podendo ser um dos diferenciais da nova família.

O segundo é mais misterioso e mostra imagens de uma pirâmide com iluminação verde junto a uma mensagem encriptada. Ao que parece, a tradução seria "GeForce Beyond" junto da data do evento, 20 de setembro. Ainda que não traga menção a recursos específicos, os elementos do teaser reforçam que o anúncio será voltado ao público gamer.

Continua após a publicidade

RTX 4090 pode trazer dobro de desempenho

Segundo os rumores mais recentes, a Nvidia deve trazer primeiro ao mercado a GeForce RTX 4090, solução entusiasta da família. Baseada na nova microarquitetura Lovelace, a placa utilizaria chip AD102, com 16.384 núcleos CUDA, clocks na casa dos 2.520 MHz, 24 GB de VRAM GDDR6X com largura de banda de quase 1 TB/s e consumo de 450 W.

Apesar de relativamente elevado, essa faixa de consumo seria muito melhor aproveitada em comparação à RTX 3090 Ti — resultados de testes vazados indicam que a novidade entregaria o dobro de performance da RTX 3090, atingindo clocks impressionantes de 3.000 MHz graças ao boost dinâmico.

Continua após a publicidade

Nesse caso, o componente conseguiu entregar pouco mais de 20 mil pontos no teste do TimeSpy Extreme. Em comparação, a antecessora chega a "apenas" 10 mil pontos, ponto que reforça os rumores de vermos ganhos na casa dos 100% na próxima geração.

Fonte: Nvidia, VideoCardz