Publicidade

AMD lança CPU Ryzen 5 5500X3D com disponibilidade para o Brasil

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

A plataforma AM4 ainda é muito popular no Brasil e ela está ganhando mais fôlego, mesmo já sendo descontinuada. Sem qualquer alarde, como já aconteceu com outras CPUs AM4, a AMD lançou o Ryzen 5 5500X3D, a versão com cache empilhado daquele que é o melhor custo-benefício atual nas lojas brasileiras. Ainda não é possível encontrá-lo à venda, mas a AMD promete disponibilidade focada no Brasil e América Latina.

Segundo a página oficial da marca, o Ryzen 5 5500X3D, que já havia aparecido em rumores anteriores, oferece os mesmos 6 núcleos e 12 threads baseados em Zen 3 do modelo base, com turbo boost 200 MHz menor e clock base de 3,0 GHz. Seu maior diferencial, no entanto, é a grande quantidade de cache L3, o mesmo do Ryzen 7 5700X3D: 96 MB graças à tecnologia 3D V-Cache. Isso fez com que o TDP subisse de 65W para 105W.

Ryzen 5 5500X3D tem muito potencial para games

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Com o preço adequado, esse processador tem muito potencial para ser uma das melhores opções de baixo custo para games, já que a grande quantidade de memória cache traz muitos benefícios em desempenho nos jogos. Além disso, a quantidade de núcleos e threads é o suficiente para a maioria dos títulos atualmente.

A plataforma AM4 já está entrando em seu 9º ano de vida, e mesmo que a AM5 já suporte três gerações de CPU Ryzen e esteja garantida pelo menos até 2027, o socket anterior segue recebendo novidades, todos vindos da série Ryzen 5000. Segundo a AMD, já são 145 CPUs e APUs suportados em três gerações da arquitetura Zen com AM4.

A página oficial do Ryzen 5 5500X3D diz que a disponibilidade regional será para a região LATAM, que é a América Latina. Ou seja, é só questão de tempo para que o processador tenha suas vendas iniciadas também no Brasil.

Veja mais do CTUP: