Publicidade

AMD EPYC Genoa de 16 núcleos vaza e reforça detalhes de linha com Zen 4

Por| Editado por Wallace Moté | 11 de Janeiro de 2022 às 15h50

Link copiado!

Divulgação/AMD
Divulgação/AMD
Tudo sobre AMD

Fotos obtidas pelo site VideoCardz trazem novos detalhes sobre a linha EPYC Genoa, 4ª geração da família de processadores para servidores da AMD, baseada na aguardada arquitetura Zen 4. O modelo em questão traz 16 núcleos e exibe o novo formato e o soquete que a empresa deve adotar com o lançamento dos chips Genoa, além de reforçar informações divulgadas por vazamentos anteriores.

EPYC Genoa de 16 núcleos vaza em fotos

As primeiras imagens mostram a frente e o verso do chip, trazendo dimensões significativamente maiores que os modelos da geração passada. De nome ainda desconhecido, o processador conta com 16 núcleos e 32 threads, clock boost de 3,7 GHz e consumo estipulado em 195 W, mas ainda não se sabe dizer se estas serão as configurações finais, ou se melhorias e ajustes serão feitos até o lançamento.

Continua após a publicidade

Na traseira, é possível ver os 6.096 contatos que o componente utilizará para se comunicar com o novo soquete SP5, no formato Land Grid Array (LGA-6069), em que os pinos estão equipados no soquete. São quatro regiões, com 1.520 contatos cada, pelos quais se estabelecerá comunicação com os diferentes chiplets que compõem a CPU.

O total contém mais de 2.000 pinos a mais que a geração anterior, em virtude da adoção de novos recursos, como memórias DDR5 e barramento PCI-E 5.0, que exigem maior largura de banda. Mais interessante é a captura realizada com raios x, que exibe o interior do chip e reforça algumas das características que a família EPYC Genoa deve oferecer.

Continua após a publicidade

Além da região central, onde devem estar concentrados recursos como as pistas de barramento e outras tecnologias de conexão, é possível ver os dois Complexos de Núcleos (CCX), contendo 8 núcleos cada, para totalizar os 16 núcleos. Considerando as dimensões de cada chiplet, é possível estimar que há espaço para outros 10 CCX, o que indica que o modelo topo de linha da família oferecerá 12 chiplets para atingir os 96 núcleos, 50% ou 32 a mais que a 3ª geração EPYC Milan.

O material corrobora não apenas imagens já exibidas pela AMD durante apresentação no final do ano passado, em que trouxe mais detalhes sobre a arquitetura Zen 4, como também conteúdo originado de um enorme vazamento sofrido pela Gigabyte no início de 2021, que trazia, por exemplo, detalhes confirmados posteriormente relacionados ao soquete SP5.

Família estreia arquitetura Zen 4 ainda em 2022

Continua após a publicidade

Segundo as informações já oficializadas pela AMD, a 4ª geração de processadores EPYC Genoa será uma das primeiras famílias de chips da marca a ser baseado na nova microarquitetura Zen 4, com fabricação em uma variante especial da litografia de 5 nm da TSMC. O processo de fabricação seria otimizado para computação de alta performance (HPC) e contaria com avanços significativos frente à litografia de 7 nm utilizada atualmente.

A empresa promete duas vezes mais densidade, duas vezes maior eficiência energética e ganhos de desempenho de 25%, salto bastante respeitável a ser dado em uma geração. Foram confirmados ainda recursos avançados de segurança e conectividade de nova geração, como os já citados memórias DDR5 e barramento PCI-E 5.0. A linha Genoa está prevista para estrear ainda neste ano, possivelmente junto aos chips Ryzen 7000 "Raphael".

Fonte: VideoCardz, WCCFTech