Publicidade

AMD e Intel firmam parceria para fortalecer ecossistema de CPUs x86

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/Intel
Divulgação/Intel

Rivais de longa data, AMD e Intel, junto com outras grandes empresas de tecnologia, anunciaram nesta terça-feira (15), durante o Lenovo Tech World 2024, uma parceria  para fortalecer o ecossistema de processadores x86. O grupo visa fazer frente ao advento das CPUs ARM chegando aos PCs Windows, algo encabeçado pela Qualcomm com seus novos Snapdragon.

Chamado de "Grupo Consultivo do Ecossistema X86", o objetivo da aliança é "moldar o futuro da arquitetura de computação mais usada no mundo". Além de AMD e Intel, que encabeçam a iniciativa e são referência quando falamos nessa arquitetura de CPUs, o grupo conta ainda com grandes nomes como Google, Dell, Meta, Microsoft, Lenovo, entre outros.

Um dos trabalhos da união dessas empresas é também "expandir o ecossistema x86, permitindo a compatibilidade entre plataformas", além de incentivar o desenvolvimento de software de forma simplificada para, no futuro, "criar soluções inovadoras e dimensionáveis".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Os objetivos principais do grupo são:

  1. Aprimorar a escolha e a compatibilidade do cliente em relação a hardware e software e, ao mesmo tempo, acelerar sua capacidade de se beneficiar de recursos novos e de última geração.
  2. Simplificar as diretrizes arquitetônicas para melhorar a consistência do software e padronizar as interfaces entre as ofertas de produtos x86 da Intel e da AMD.
  3. Possibilitar uma integração maior e mais eficiente de novos recursos em sistemas operacionais, estruturas e aplicativos.

AMD e Intel comentam a parceria

"Estamos no limiar de uma das mudanças mais significativas na arquitetura e no ecossistema x86 em décadas, com novos níveis de personalização, compatibilidade e escalabilidade necessários para atender às necessidades atuais e futuras dos clientes", disse o CEO da Intel, Pat Gelsinger.

"Temos orgulho de estarmos juntos com a AMD e com os membros fundadores desse grupo consultivo, à medida que damos início ao futuro da computação", adiciona.

Já Lisa Su, CEO da AMD, disse que a criação do grupo tem como objetivo a evolução da plataforma x86, e adiciona: "estamos empolgados em reunir a indústria para fornecer orientações sobre futuros aprimoramentos de arquitetura e estender o incrível sucesso do x86 pelas próximas décadas".

Continua após a publicidade

Ambos os executivos estiveram no evento Tech World 2024 nos EUA, onde disseram que  o ecossistema x86 está "vivo e bem". 

Essa movimentação vem logo depois de a Qualcomm surgir como uma nova player no  mercado de processadores para PCs, antes dominado pela Intel e AMD. Famosa nos dispositivos móveis, a companhia apresentou recentemente sua nova geração de CPUs Snapdragon X Plus e X Elite para notebooks Windows, que já estão disponíveis no mercado. Agora, os planos são expandir o negócio para desktop, segmento amplamente dominado por processadores x86 há décadas.