Publicidade

AMD culpa fabricantes de placa-mãe por sockets AM5 queimados

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Raphael Giannotti/Canaltech
Raphael Giannotti/Canaltech
Tudo sobre AMD

Relatos sobre pinos queimados em sockets AM5 da AMD surgiram nos últimos meses. Na maior parte desses casos, a perda é total, afetando até mesmo os pads de contato das CPUs Ryzen. O Time Vermelho, em entrevista recente, jogou a culpa desse problema às fabricantes de placas-mãe, dizendo que algumas delas "não aderem aos valores recomendados pela AMD" nas BIOS.

Ao site sul-coreano Quasar Zone, David McAfee e Travis Kirsch, da AMD, deixaram claro que a empresa "leva a qualidade muito a sério",  trabalhando de perto com as fabricantes para garantir que tudo esteja conforme o padrão. Porém, de acordo com os representantes do Time Vermelho, nem todo mundo segue as recomendações à risca:

"Esta questão surge porque algumas BIOS ODM não cumprem os valores recomendados pela AMD. A posição da AMD é, fundamentalmente, fornecer produtos da mais alta qualidade através de testes exaustivos".
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mantenha sua BIOS atualizada

Para quem ainda não sofreu com o problema, a AMD recomenda a atualização para a BIOS mais recente, já que "incorpora recursos adicionais, melhorias de desempenho e soluções para resolução de problemas". Os executivos da empresa ainda alfinetam a Intel nessa questão, dizendo que a flexibilidade oferecida pela AMD, com uma vasta combinações de CPUs em uma única plataforma, traz junto "uma vasta quantidade de cenários possíveis".

Ou seja, a AMD quer dizer que na limitação imposta pela Intel em relação à disponibilidade de sockets, o controle é maior (e mesmo assim aconteceu toda aquela problemática com as CPUs Raptor Lake), e fica mais difícil de acontecer problemas. "Embora essa seja uma questão complexa, estamos trabalhando em estreita colaboração com nossos parceiros para resolver os problemas e continuar a desenvolver a plataforma", continua a AMD.

Veja mais do CTUP:

Fonte: Quasar Zone