Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AMD confirma que "Radeon 6700" é nova RX 6700 e lança driver especial

Por| Editado por Wallace Moté | 14 de Junho de 2022 às 08h43

Link copiado!

Reprodução/AMD
Reprodução/AMD
Tudo sobre AMD

Após um lançamento confuso por parte da Sapphire, a AMD confirmou nesta semana que a "Radeon 6700" é, na verdade, a nova Radeon RX 6700. O time vermelho divulgou a ficha técnica completa da placa estreante, trazendo mais algumas inconsistências com a lista divulgada anteriormente pela fabricante parceira, que já corrigiu a nomenclatura adicionando a marca "RX". A solução recebeu ainda um driver especial, com resultados promissores.

"Radeon 6700" é confirmada como nova RX 6700

A ficha técnica divulgada no site da AMD confirma que a "Radeon 6700" é na realidade chamada RX 6700 — a marca "RX" não foi abandonada, como parecia ser o caso. No geral, as configurações são as mesmas, com exceção do consumo, limitado pela gigante em 175 W, em vez dos 220 W listados pela Sapphire. Nesse caso, é possível se tratar de um aumento por parte do modelo customizado, aplicado para apresentar clocks mais altos e melhor estabilidade sob estresse.

Continua após a publicidade

Como apurou o portal VideoCardz, a situação realmente parece ter sido um erro da fabricante parceira. Os dados presentes na página da antiga "Radeon 6700" já foram ajustados para refletir a nomenclatura oficial, apresentando agora o nome RX 6700. O caso é bastante curioso de toda forma, especialmente se considerarmos que algumas unidades com o nome incorreto chegaram a ser fabricadas, conforme mostram fotos do usuário MEGAsizeGPU.

A Radeon RX 6700 vem equipada com uma versão reduzida do chip Navi 22, em uma configuração basicamente idêntica à da RX 6700M de notebooks. O componente traz 36 Unidades Computacionais, para um total de 2.304 núcleos e 36 Ray Accelerators para Ray Tracing, clocks de até 2.495 MHz, 10 GB de VRAM GDDR6 com largura de banda de 320 GB/s e 80 MB de Infinity Cache para agilizar a transferência de dados.

Continua após a publicidade

Operando no limite, o lançamento deve apresentar 11,5 TFLOPs de poder computacional, o que deve posicioná-la pouco acima da recém-anunciada Radeon RX 6650 XT, para competir diretamente com a Nvidia GeForce RTX 3060 Ti. Ainda não há testes em games, mas alguns benchmarks foram divulgados, com foco em avaliar o driver especial publicado junto à ficha técnica.

Driver especial aprimora desempenho da novidade

Como indicado pelo próprio MEGAsizeGPU, o driver Radeon Software 22.5.2 disponível no momento limita de maneira significativa a performance da nova placa. Ao que parece, o software ainda reconhece o componente como "Radeon 6700", tornando a situação mais curiosa. Dito isso, a AMD corrigiu o problema ao disponibilizar um driver especial, chamado "22.5.2 for Radeon RX 6700".

Continua após a publicidade

As melhorias são visíveis: enquanto o software antigo possibilitava à placa atingir 9.427 pontos no 3DMark TimeSpy, e 10.304 pontos com o perfil de energia no máximo, o update fez os números subirem para 11.166 e 11.414 pontos, respectivamente. Os ganhos chegam a respeitáveis 18% no perfil padrão de consumo, suficientes para posicionar a RX 6700 em um patamar mais avançado.

As correções de nomenclatura e o lançamento do driver reforçam que a placa não é uma exclusividade da Sapphire, e mais fabricantes parceiras devem lançar modelos customizados da GPU no decorrer das próximas semanas. Os preços seguem desconhecidos, apesar de rumores apontarem para valores na casa dos US$ 550 (~R$ 2.815), e ainda não se sabe se a novidade será disponibilizada globalmente.

Fonte: MEGAsizeGPU (1, 2), Neowin, VideoCardz