SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

AMD abandona GPUs Vega e Polaris encerrando atualizações

Por| Editado por Jones Oliveira | 09 de Novembro de 2023 às 20h45

Link copiado!

AMD
AMD
Tudo sobre AMD

Lançadas há uns bons anos, a linha de placas de vídeo Polaris e Vega da AMD já começam a ter seu fim de vida decretado. A companhia vermelha confirmou que não vai mais fornecer drivers constantes aos modelos, mantendo apenas atualizações de segurança e funcionalidades aos produtos.

A informação foi confirmada por um representante da empresa ao AnandTech. Isso não significa que esses produtos já estão oficialmente descontinuados pela AMD, mas não deve demorar muito tempo até que isso se torne realidade. A falta de drivers mais específicos para certos lançamentos pode ser a primeira pá de cal sobre essas GPUs.

"A arquitetura de vídeo AMD Polaris e Vega são maduras, estáveis e de alto desempenho e não se beneficiam tanto de atualização para refinamento de software. Olhando para o futuro, a AMD está promovendo updates via pacotes de drivers separados para produtos baseados nas Polaris-Vega, incluindo importantes updates de segurança e funcionalidade disponíveis. O comprometimento com o serviço de suporte é maior que produtos que a AMD categoriza como legado, e os jogadores ainda podem aproveitar seus games favoritos em produtos baseados com as Polaris e Vega", comentou um representante da AMD em nota ao AnandTech.
Continua após a publicidade

GPUs Polaris são as mais populares da AMD

O time vermelho ainda salienta que essas GPUs ainda não são consideradas modelos legado, ou seja, aqueles já oficialmente aposentados. No entanto, é perceptível que as Vega e Polaris já estão com os dias contados, mesmo que sua popularidade ainda seja expressiva no último relatório do Steam Survey. A Radeon RX 580, baseada na microarquitetura Polaris, é o primeiro modelo a aparecer na lista, ocupando a 12ª colocação.

A linha Polaris foi introduzida em 2016 com as Radeon RX 400 e ganhou uma atualização em 2017 com a série RX 500. No mesmo ano a AMD lançou as Vega, voltadas para um público mais entusiasta, mas que nunca engrenou no mercado de hardware.

Continua após a publicidade

Por outro lado, as RX 500 se tornaram modelos custo-benefício de entrada para muitos usuários que precisavam de uma placa de vídeo dedicada sem gastar muito.

Fonte: AnandTech