Publicidade

Alta demanda por AI PCs e data centers força Samsung a subir preços de memórias

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Liam Briese/Unsplash
Liam Briese/Unsplash
Tudo sobre Samsung

A novela do encarecimento de memória RAM e SSD continua ganhando novos episódios. Desta vez, fontes do site sul-coreano Newdaily afirmam que os preços de chips de DRAM e NAND da Samsung estão subindo até 30%. Em termos de memória, as duas atuais gerações disponíveis no mercado são afetadas, mas somente em chips mobile, ao que tudo indica.

O reajuste da Samsung para o quarto trimestre varia de 15% a 30% para as memórias DRAM dos tipos LPDDR4X, LPDDR5 e LPDDR5X, e de 5% a 10% para os chips de armazenamento NAND Flash.

A decisão segue uma tendência de mercado, já que concorrentes como a Micron também anunciaram reajustes de 20% a 30%, e a SanDisk subiu em 10% os preços de seus produtos NAND.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Demanda por IA em diferentes níveis só cresce e exige mais DRAM e NAND

A principal razão para o aumento é a combinação de uma oferta mais restrita com uma demanda crescente. O quarto trimestre é tradicionalmente um período de alta procura devido ao lançamento de novos smartphones e PCs. Este ano, a demanda por memórias de alto desempenho e baixo consumo foi intensificada pela chegada dos novos "AI PCs" e pela contínua expansão de data centers, com grandes provedores de nuvem fazendo pedidos massivos de SSDs para servidores.

Ao mesmo tempo, a oferta de produtos mais antigos está diminuindo, pois as fabricantes globais estão reduzindo a produção de memórias como a DDR4 para focar nas novas gerações, como DDR5 e HBM. Essa situação criou um cenário inédito em que a oferta de DDR4 se tornou tão escassa que seu preço chegou a subir mais de 50% em um único mês, ultrapassando o valor da mais nova DDR5. 

Veja mais do CTUP:

Fonte: Newdaily