O que é um driver?

Placa de fax/modem Motorola

Em uma época anterior ao Windows XP, instalar drivers era uma tarefa árdua e exigia conhecimento em informática acima da média. Cada formatação do Windows era seguida por uma longa e tediosa procura pelo driver correto e não era raro usuários simplemente deixarem de usar algum dispositivo por não ter conseguido encontrar seu driver.

Hoje em dia temos o Windows 7, que na maioria das vezes reconhece os dispositivos automaticamente e deixa o sistema pronto para uso logo após a instalação, diminuindo a dor de cabeça do usuário ao comprar um novo equipamento. Mas afinal, o que é um driver?

Assista Agora: Nunca mais contrate funcionários para sua empresa! Comece o ano em uma realidade completamente diferente!

O driver realiza a comunicação do hardware desse dispositivo com o sistema operacional, que reconhece as suas funções e permite que o Windows consiga fazê-lo trabalhar corretamente, como por exemplo a sua webcam. Você já deve ter observado que quando um aparelho novo é conectado a uma porta USB, automaticamente surge uma janela na área de trabalho informando que o driver está sendo instalado.

Dispositivos simples não precisam de maiores cuidados, mas impressoras, placas de vídeo e qualquer equipamento mais sofisticado trazem na embalagem um CD com os drivers necessários para utilizá-los corretamente, já que possuem recursos mais complexos.

O Windows possui em seu banco de dados um enorme repertório de drivers genéricos, que funcionam com esses periféricos mais simples, como mouses e teclados, que possuem funções semelhantes. Impressoras, por outro lado, possuem dezenas de funções que variam conforme a marca e modelo, então um driver específico precisa ser instalado para reconhecer todas elas. Já no caso de placas de vídeo seus drivers costumam ser frequentemente atualizados devidos a novos jogos que são lançados e melhorias feitas pelos desenvolvedores, fazendo com que a a imagem fique sempre melhor.

Hoje é muito mais fácil localizar os drivers diretamente nos sites dos fabricantes, e até existem programas que fazem todo o trabalho pesado, como o DriverEasy, SlimDrivers, Driver Detective e Driver Updater Pro, mas nem sempre foi assim.

E você? Se lembra do tempo em que instalar drivers era uma verdadeira encruzilhada? Conte para nós!

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.