O que é o selo 80 Plus?

Por Ultradownloads
Fonte 80 Plus da Corsair

Um dos itens que mais confundem o consumidor na hora da compra é a fonte de alimentação, pois nesse elemento em especial os fabricantes utilizam todo o tipo de artifício para inflar as capacidades de seus produtos. Não é muito difícil encontrar modelos que prometem 500 watts de potência custando apenas R$ 40, violando todas as leis da física, eletrônica e de mercado e sendo responsável por muitas explosões (literalmente) de computadores que, na verdade, deveriam proteger.

Para separar as fontes genéricas das que realmente fazem um bom serviço, os principais fabricantes submetem seus produtos aos testes do programa Energy Star para conseguir o selo 80 Plus, e assim garantir que o consumidor contará com um modelo com vários certificados de segurança contra variações na rede elétrica, que a fonte realmente entregará a potência anunciada e terá uma boa durabilidade.

Atualmente existem 4 diferentes tipos de selo 80 Plus, como podemos conferir abaixo para diferentes cargas de funcionamento. A eficiência é a conversão de quanto a fonte precisa puxar da energia elétrica para entregar a potência exigida pela máquina. Por exemplo, para entregar 100 watts de energia, uma fonte precisa puxar 125 watts da tomada com uma eficiência de 80%.

Eficiência a 20% Eficiência a 50% Eficiência a 100%
80 Plus Bronze 82% 85% 82%
80 Plus Silver 85% 88% 85%
80 Plus Gold 87% 90% 87%
80 Plus Platinum 90% 94% 91%

Tiramos uma importante conclusão da tabela acima: não adianta adquirir um processador econômico ou configurar a máquina para economizar energia se a sua fonte "torra" uma quantidade extra para alimentar os componentes. Como saber se um modelo possui as especificações do 80 Plus? Basta olhar na caixa, pois tanto os componentes quanto o processo de fabricação necessários para desenvolver uma fonte que passe nos testes para certificação são bastante caros, de forma que o fabricante faz questão de colocar um grande selo na embalagem.

Selos 80 Plus

Faz questão de comprar uma fonte de alimentação 80 Plus mesmo que elas sejam consideravelmente mais caras? Conte para nós!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.