O que é TDP?

Por Ultra Downloads
Processador queimado

Os processadores geralmente têm em seus manuais uma coluna que se chama TDP (Thermal Design Power - Projeto de Força Térmica) que trazem um valor de consumo de energia em watts (W), mas o que esse valor representa?

Ele reflete a quantidade de energia que o sistema de refrigeração de um processador precisa dissipar para garantir o seu bom funcionamento. Isso inclui o dissipador, cooler (ou watercooler, em computadores de alto desempenho, mais "parrudos") e a refrigeração do próprio gabinete, responsável por expelir o ar quente gerado por todos os componentes.

Se você possui um Phenom II X4 965, por exemplo, vai precisar de um sistema que dissipe pelo menos 125 watts de energia, ou colocará o processador em risco. E de onde vem esse valor? Os fabricantes calculam esse valor como uma média de consumo do processador ao rodar aplicativos pesados, como jogos e renderização de vídeo, durante um longo tempo.

Vale lembrar também que o cooler padrão que vêm com o processador foi desenhado especificamente para refrigerá-lo, mas poderá não ser suficiente para outro computador, então tome cuidado ao usar um modelo que foi criado para refrigerar um exemplar que consome menos energia. Quanto melhor a refrigeração, maior a durabilidade do processador e de todos os componentes, então sempre que possível veja se o seu computador não está esquentando muito!

E você? Já perdeu algum componente por ele ter esquentado demais?