O que é CrossFire Híbrido?

Por Ultradownloads
AMD Catalyst Control Center

Mesmo que a palavra CrossFire lembre as soluções de alto desempenho de múltiplas placas de vídeo trabalhando em conjunto para alcançar níveis extremos de performance, o CrossFire Híbrido não foi desenvolvido para entusiastas assim como o CrossFireX. As placas-mãe AMD atuais trazem poderosos chipsets de vídeo capazes de rodar imagens em Full HD sem placas de vídeo externas, o que frustrava quem investia nos modelos para que ficassem desligados ao instalar uma GPU em um slot PCI Express.

Usuários que adquirem uma placa-mãe de alta qualidade, como uma ECS A890GXM-A Black Series, podem somar o poder de fogo do chipset onboard (Radeon HD 4290, neste caso) com uma placa de vídeo compatível com a tecnologia (uma Radeon HD 6750) para não só aumentar o processamento gráfico do PC, mas também economizar energia. Para tarefas cotidianas a placa externa pode ser desligada e todo o processamento fica por conta do chipset onboard. Caso seja necessário mais processamento, a GPU externa é ligada e ambas dividem a carga de trabalho.

ECS A890GXM-A Black Series com suporte a CrossFire Híbrido

Essa solução ainda traz outras vantagens, como suporte a um número maior de monitores, afinal as conexões de vídeo disponíveis na placa-mãe (VGA, DVI e HDMI) podem ser utilizadas em conjunto com as oferecidas pela placa de vídeo externa. Em laptops, isso aumenta consideravelmente a vida útil da bateria, pois as GPUs gastam bastante energia mesmo quando não estão sendo utilizadas e, ao habilitar o CrossFire Híbrido, elas só são ligadas quando o computador está precisando de mais desempenho.

As atuais APUs fabricadas pela empresa também possuem suporte à tecnologia, com laptops com um poder de fogo muito maior do que estamos acostumados e mesmo assim economizando bateria quando o desempenho extra não é necessário. Para habilitar o recurso basta ter uma placa de vídeo compatível com a placa-mãe utilizada no PC conferindo a lista disponibilizada no site da empresa.

Utiliza CrossFire Híbrido em algum computador? Conte-nos o que acha!

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.