É melhor suspender, hibernar ou desligar o laptop?

Por Pedro Cipoli

O que será melhor para fazer na máquina: suspender, desligar ou dormir? Cada uma das opções é voltada para situações diferentes. Conheça o que cada uma delas faz para que você decida qual delas é mais indicada em cada momento do seu dia a dia.

Suspender

Grande parte dos laptops é configurada para colocar a máquina na opção "suspender" (ou "dormir", ou colocar "em espera") quando fechamos a tampa. A grande vantagem dessa opção é que a máquina fica pronta para uso do ponto em que parou quase que instantaneamente, consumindo uma quantidade mínima de bateria.

Desvantagem:

Suspender a máquina é vantajoso somente durante pouco tempo, pois embora o computador volte a funcionar quase instantaneamente, esse modo consome uma quantidade considerável de bateria para períodos grandes de tempo, de forma que não adianta a resposta ser rápida se a bateria está próxima do estado crítico.

Suspender 1

Hibernar

Usuários corporativos costumam fazer bastante uso da função hibernar da máquina, onde o computador é desligado, mas todas as janelas e informações que estavam abertas são gravadas no disco rígido. Na hora de ligar o computador de novo, a área de trabalho está exatamente igual a quando foi desligado, mas sem precisar de nenhuma alimentação elétrica.

Desvantagem:

Computadores que possuem muitas aplicações abertas precisam de uma grande quantidade de dados para salvar a sessão, tornando o tempo de inicialização maior do que a própria inicialização normal do sistema. Algumas vezes, compensa mais ligar a máquina e abrir todos os programas de novo do que habilitar o modo hibernação.

Hibernar 1

Desligar

Opção de muitos usuários, desligar a máquina é simples e funcional, e no Windows muitas vezes elimina programas que estavam deixando o sistema lento. Em algumas situações realmente não há outra escolha, como quando o Windows realiza alguma atualização importante de segurança.

Desvantagem:

Desligar a máquina para alguma pessoas não é uma boa opção, pois abrir todos os programas e acessar todos os dados todas as vezes que iniciar a máquina não é só trabalhoso como faz com que muitos usuários percam a linha de raciocínio.

Desligar 1

E você, usuário? Qual das opções prefere? Comente!

Leia também:

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.