Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Teste criado por startup mostra nível de risco a empresas contra ciberataques

Por| Editado por Claudio Yuge | 01 de Setembro de 2021 às 19h45

Link copiado!

Reprodução/master1305/Freepik
Reprodução/master1305/Freepik

A Unxpose, startup de segurança digital para empresas, lançou nesta quarta-feira (1°) um teste online e gratuito para avaliar os potenciais riscos de uma companhia em relação a possíveis ciberataques. A ferramenta chega em um momento importante, com um aumento intenso de ransomwares (sequestros de dados) no Brasil, sendo o caso da Renner só o mais recente. 

Para começar o teste, a Unxpose pede alguns dados da empresa, como nome e sobrenome da pessoa, e-mail corporativo para analisar o domínio (nome de site da companhia), nome, telefone e quantidade aproximada de funcionários da companhia. Em seguida, um relatório é enviado por e-mail detalhando o score de exposição do grupo, com notas para a vulnerabilidade de domínio, do site e da equipe. O conteúdo é gerado com um algoritmo proprietário.

"Nós estamos constantemente calibrando o algoritmo para que a nota seja um retrato preciso da exposição de uma empresa", afirmou Josemando Sobral, CEO da Unxpose, ao site Exame.

Continua após a publicidade

O teste é basicamente uma amostra da solução completa de cibersegurança da empresa, que monitora e identifica falhas de segurança e vazamentos de dados de forma contínua. Além do score de exposição, que é atualizado em tempo real, ela mapeia a defesa de servidores, subdomínios, aplicações web e em nuvem. Ainda oferece tutoriais para os funcionários protegerem os dados.

O ataque ransomware à Renner em agosto paralisou parte dos sistemas da rede lojista, incluindo o site oficial, o e-commerce e serviços de pagamento. Ele afetou até o funcionamento das lojas físicas. A situação perdurou por quatro dias, quando todas as plataformas foram restabelecidas.

Fonte: Exame