Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Golpe que usa páginas de emprego falsas já enganou mais de 300 mil pessoas

Por| 29 de Novembro de 2017 às 12h13

Link copiado!

Reprodução/Notícias ao Minuto
Reprodução/Notícias ao Minuto

Mais de 30 golpes envolvendo divulgações falsas de vagas de emprego atingiram os brasileiros no último mês, de acordo com dados do laboratório de segurança digital DFNDR Lab. Os cibercriminosos vêm se aproveitando da atual situação no país, que conta com mais de 12 milhões de desempregados.

O crime consiste no compartilhamento de páginas de emprego que redirecionam a vítima a sites maliciosos, onde são roubados seus dados pessoais e credenciais do Facebook. Já são mais de 300 mil pessoas que curtem ou seguem estas páginas na rede social.

As páginas passam credibilidade por receberem o nome de grandes empresas, como Coca-Cola e Carrefour, que dizem precisar urgentemente de profissionais. Então, a vítima é induzida a fornecer informações com nome completo, data de nascimento, número de telefone e qual cargo deseja ocupar.

Como forma de disseminar o ataque, os cibercriminosos pedem que as pessoas compartilhem o processo seletivo com outras pessoas no WhatsApp, afirmando que assim elas terão mais chances de passar para a próxima etapa. Quando o compartilhamento é feito, ainda é solicitado o cadastro em uma plataforma de serviços de SMS que envia cobranças indevidas, ou é exigido o download de aplicativos falsos que podem deixar dispositivos móveis vulneráveis.

Continua após a publicidade

Em contato com a redação do Canaltech, o Carrefour reforçou que a oferta de vagas de emprego circulando nas redes sociais é falsa. Além disso, a empresa esclarece que só anuncia ofertas de trabalho por meio dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum, Infojobs e em seu perfil oficial do LinkedIn. Qualquer oportunidade que surja que não seja nessas plataformas deve ser ignorada a fim de evitar infecção por vírus e/ou golpes virtuais.

A DFNR Lab recomenda que páginas suspeitas sejam investigadas antes de qualquer preenchimento de dados. A empresa também indica o download de um antivírus apropriado.