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Golpe promete convite do Nubank para roubar dados de clientes

Por| 18 de Maio de 2018 às 09h58

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Golpe promete convite do Nubank para roubar dados de clientes
Golpe promete convite do Nubank para roubar dados de clientes

Uma nova tentativa de golpe online tenta atrair suas vítimas com a promessa de convites para a NuConta, sistema de contas bancárias do Nubank. A mensagem, como as legítimas, vem pelas mãos de contatos conhecidos e convida os usuários a testarem os serviços da fintech. O intuito real, entretanto, é o roubo de dados.

Quem recebe a mensagem pode até cair no golpe, levando em conta a aparência de autenticidade. O e-mail parece legítimo, mas é apenas isso mesmo – ele traz informações copiadas e, caso a vítima caia, é levada ao download de um aplicativo falso, hospedado fora da Google Play Store, chamado Nubank Convidado. É por lá que o golpe acontece.

Logo de início, ao ser instalado, o software malicioso assume controle do sistema de SMS do aparelho, sendo capaz de enviar mensagens de texto e também ler as armazenadas no sistema. O mesmo também acontece com o aplicativo de e-mail, pelo qual novos “convites” serão enviados à toda a lista de contatos da vítima.

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A segunda fase, porém, é a mais perigosa. Uma vez de posse das permissões, concedidas pelo próprio utilizador, o aplicativo falso é capaz de executar um código malicioso, baixando novas pragas que permitem monitorar outros aspectos do aparelho, o que inclui o uso de apps bancários e de comunicação pessoal, em busca de dados pessoais e financeiros que possam ser usados na aplicação de novos golpes.

O alerta foi feito pela conta Defesa Digital que, pelo Twitter, avisa usuários sobre possíveis ameaças e vazamentos de informação. Também pela rede social, o Nubank disse já estar analisando o caso e que tomará as medidas necessárias para resolvê-lo. Entretanto, por se tratar de uma ameaça externa, há pouco que a fintech possa fazer além de avisar seus clientes sobre tentativas de golpe.

As medidas de proteção, sendo assim, precisam ser tomadas pelos próprios usuários. O ideal é sempre manter o desconfiômetro ligado e suspeitar de qualquer mensagem recebida por e-mail. Caso um convite para o Nubank chegue em sua caixa de entrada, consulte o contato que o enviou para confirmar que ele realmente fez isso.

Além disso, jamais baixe aplicativos a partir de links de e-mails, principalmente se eles estiverem hospedados fora da Google Play Store. A loja do Android, claro, não é totalmente segura e casos de softwares maliciosos disponíveis lá aparecem com certa frequência, mas, ainda assim, ela traz uma camada de proteção que é superior ao download livre de APKs, principalmente os ofertados por e-mails desse tipo.

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Por fim, é importante manter soluções de segurança ativas e atualizadas no celular, além de prestar atenção às permissões concedidas para os aplicativos instalados. Caso desconfie de alguma coisa, o ideal é não seguir adiante com a operação. Normalmente, golpes online de grande amplitude são descobertos rapidamente, com alertas publicados na rede. Uma rápida pesquisa online, então, pode revelar a existência, ou não, de crime.

Atualização: Em contato com o Canaltech, o Nubank afirmou que irá colaborar com as autoridades para investigar e coibir golpes desse tipo. Além disso, deixou claro que jamais pede para que seus clientes e usuários enviem documentos ou informações sensíveis por e-mail e que qualquer tipo de atividade suspeita dessa categoria é crime.

Ainda, a fintech pediu que seus usuários reportem casos desse tipo à companhia, por meio de seus canais de atendimento, para que ela possa encaminhar as situações a seu time de especialistas. Além disso, e-mails fraudulentos também podem ser relatados aos provedores de correio eletrônico e acesso à internet, de forma que eles possam ser caracterizados como phishing, garantindo melhor proteção a outros utilizadores que também possam ser vítimas de golpes.

Fonte: Defesa Digital