Publicidade

Portabilidade de número vai exigir confirmação por SMS em até 30 minutos

Por  | 

Compartilhe:
Pexels
Pexels
Tudo sobre Anatel

A portabilidade do número de celular se tornou algo muito comum nos últimos anos, principalmente por conta de perdas, furtos e roubos, ou pela simples troca de um de um aparelho por outro. Para tornar o processo mais seguro, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou nesta quinta-feira (20) que, a partir da próxima semana, vai exigir a confirmação via SMS em até 30 minutos.

A mudança começa no dia 24 de abril para usuários pessoas físicas do DDD 64 e será expandida para os outras localidades de forma gradual. Com a atualização, o cliente que pedir a portabilidade de seu número de celular receberá uma mensagem e um SMS para confirmação do pedido de mudança de operadora. A resposta deve acontecer em até 30 minutos, para que seja confirmada.

Caso o cliente não responda a mensagem nesses 30 minutos, o processo será paralisado. Neste caso a orientação ao consumidor é entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e solicitar o envio de um novo SMS para confirmação.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O cliente também pode desistir da portabilidade, mesmo se responder SIM ao SMS de confirmação. Para isso, basta ligar para o atendimento da operadora para a qual fez a solicitação e pedir o cancelamento do processo em até um dia útil antes da data prevista para a migração. Caso ainda tenha dúvidas, o usuário pode consultar a lista de perguntas frequentes sobre portabilidade no site da telecom que o atende.

A portabilidade numérica existe no Brasil desde 2008, e, atualmente, a partir do momento que o consumidor solicita a transferência junto à nova operadora, a efetivação acontece em três dias úteis ou após esta data, quando o usuário solicitar. Segundo balanço da ABR Telecom, de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras.