Pix automático tem lançamento adiado para outubro de 2024
Por Douglas Ciriaco | •

O Banco Central (BC) decidiu adiar o lançamento do Pix automático para 2024. A decisão foi comunicada após um encontro realizado pelo Fórum Pix, instância que conta com a participação de representantes do BC e de instituições financeiras. Inicialmente, a novidade tinha previsão de chegada para abril do próximo ano.
Entre as razões apresentadas pelo BC para o adiamento estão a complexidade da modalidade e o tempo para o desenvolvimento do papel de cada entidade envolvida no processo. O Banco Central citou ainda “questões organizacionais” para a alteração da data, mas não entrou em detalhes a esse respeito.
O Pix automático vai permitir agendar pagamentos estilo a modalidade de débito automático em conta — saiba tudo sobre o novo método do Pix em um guia preparado pelo Canaltech. A função poderá ser usada para pagar contas de luz, água e telefone e assinaturas de serviços online, por exemplo.
Novas regras chegam em dezembro
Os Manuais e o regulamento do Pix automático serão divulgados pelo BC em dezembro de 2023, revelou a instituição. Entre janeiro e agosto de 2024 acontece o desenvolvimento da nova modalidade, com os testes acontecendo entre agosto e setembro a fim de preparar a disponibilização ao público em outubro.
O processo de desenvolvimento do Pix automático vai envolver bancos, empresas de pagamento e também companhias de alguma forma interessadas em se beneficiar das possibilidades abertas pela modalidade.