Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O prazo está acabando! Receita lança chatbot que ajuda a fazer a sua declaração

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Maio de 2021 às 22h00

Link copiado!

Divulgação/Agência Brasil/Marcelo Camargo
Divulgação/Agência Brasil/Marcelo Camargo
Tudo sobre Receita Federal

Com a proximidade do fim do prazo para entregar o Imposto de Renda de 2021 (o dia 31 de maio), a Receita Federal lançou um novo assistente virtual para ajudar quem ainda não colocou a declaração em dia. Disponível no aplicativo Meu Imposto de Renda para dispositivos Android e iOS, o chatbot promete guiar os usuários pelo funcionamento do sistema e ajudar a solucionar perguntas frequentes.

Segundo o órgão, a ferramenta vai ficar mais poderosa a cada dia, já que seu sistema de inteligência artificial se alimenta das interações dos usuários. Assim, questões que podem não ser respondidas — ou terem problemas ao serem interpretadas — no momento atual evoluir no atendimento com a passagem do tempo.

Quem já possui o aplicativo Meu Imposto de Renda instalado deve atualizá-lo para receber a novidade, que adiciona um ícone dedicado ao assistente. Este ano, a Receita Federal espera receber pelo menos 32 milhões de declarações, e quem perder o prazo está sujeito a uma multa que varia entre R$ 164,74 e 20% do imposto devido.

Continua após a publicidade

Esta não é a primeira vez que o órgão aposta em um sistema de chatbots para ajudar a população: em agosto de 2020 ele estreou uma solução semelhante no Telegram para auxiliar no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pela internet. Fonte comum de dúvidas, o Imposto de Renda parece um bicho de sete cabeças para muitos, mas pode ser mais simples do que você imagina — clique aqui para conferir nosso guia completo sobre o assunto.

Fonte: Agência Brasil