Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

IR 2022 | Confira o lote residual de restituição liberado pela Receita

Por| Editado por Claudio Yuge | 24 de Janeiro de 2023 às 13h10

Link copiado!

Agência Brasil/Reprodução
Agência Brasil/Reprodução
Tudo sobre Receita Federal

Nesta terça-feira (24), a Receita Federal liberou a consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF), referente aos contribuintes que caíram na malha fina e depois regularizaram sua situação. Os depósitos serão realizados no dia 31 de janeiro, diretamente na conta bancária informada na declaração.

O crédito é direcionado para 136.565 contribuintes, no valor total de R$ 368.017.854,27. Do valor total, R$ 199.291.762,86 são destinados a pessoas com prioridade legal, sendo: 3.069 idosos acima de 80 anos; 20.624 pessoas entre 60 e 79 anos; 2.349 contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou moléstia grave; 6.568 profissionais cuja maior fonte de renda seja o magistério; além de 103.955 contribuintes não prioritários.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Continua após a publicidade

Para saber se a sua restituição está disponível, o contribuinte deve acessar a página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecionar “Consultar a Restituição”. A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Ainda é possível verificar a liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral pelo aplicativo mobile da Receita (Android/iOS). Caso seja identificada alguma pendência na declaração será possível retificá-la no sistema e corrigir as informações erradas ou incompletas.

O que fazer caso o dinheiro não seja depositado?

Continua após a publicidade

O pagamento da restituição é realizado diretamente na conta bancária informada na Declaração de Imposto de Renda. Se, por algum motivo, o depósito não for realizado devido a alguma inconstância de dados ou problema com a conta, os valores poderão ser resgatados no prazo de um ano no Banco do Brasil.

É possível reagendar o valor da restituição pelo Portal BB ou ligando para a Central de Relacionamento do banco: 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).

Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo definido, será necessário requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicando em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Fonte: G1