Publicidade

Imposto de Renda 2023: prazo para empresa enviar Dirf está acabando

Por| Editado por Claudio Yuge | 23 de Fevereiro de 2023 às 12h00

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Na próxima terça-feira (28), se encerra o prazo para entrega da Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) à Receita Federal. O documento informa os valores de tributos retidos com pagamentos a terceiros, como uma maneira de evitar a sonegação fiscal. Atrasos podem acarretar multas e penalidades.

Na declaração deve constar quanto uma fonte recolheu de Imposto de Renda sobre o pagamento de cada um de seus funcionários contratados. Empresas e cidadãos que pagam salários estão entre as entidades que devem enviar o documento, com os dados referentes ao ano-base de 2022. Segundo o governo federal, a DIRF deve contar com os seguintes dados:

  • Rendimentos pagos a pessoas físicas domiciliadas no País;
  • Imposto sobre a renda e contribuições retidos na fonte, dos rendimentos pagos ou creditados para seus beneficiários;
  • Pagamento, crédito, entrega, emprego ou remessa a residentes, ou domiciliados no exterior;
  • Pagamentos a plano de assistência à saúde – coletivo empresarial.
Continua após a publicidade

Como declarar?

Para realizar a declaração, é preciso fazer download do programa da Dirf para computador no site Gov.br. Após realizar a instalação, o responsável deve preencher os dados requisitados citados acima. Ao finalizar, basta baixar o documento em PDF e enviar pela página da Receitanet. O processo pode ser consultado através da página da Receita Federal ou pelo eCAC.

Declaração pré-preenchida

Continua após a publicidade

Os dados da Dirf serão utilizados pela Receita para gerar as declarações pré-preenchidas. No ano passado, o governo disponibilizou a opção da declaração facilitada para todos os usuários cadastrados no portal Gov.br que possuam nível ouro ou prata.

A Receita Federal prorrogou o prazo inicial das entregas para que as empresas tivessem tempo hábil para enviar as Dirfs e facilitar o preenchimento. O novo prazo para a declaração do IR 2023 é de 15 de março a 15 de maio. Vale ressaltar a importância de verificar e corrigir os dados adicionados na declaração pré-preenchida automaticamente.

Fonte: Poder360