Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Governo isenta 109 equipamentos de energia solar de impostos de importação

Por| 31 de Agosto de 2020 às 10h54

Link copiado!

OregonDOT/Flickr
OregonDOT/Flickr

O Governo Federal decidiu zerar alíquotas para importação de uma seleção de equipamentos de geração de energia solar. A movimentação veio do Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior na última quinta-feira (27) e inclui diversos produtos como inversores fotovoltaicos, conversores estáticos e amortecedores usados para painéis que acompanham o movimento do sol.

A isenção de imposto de importação vale até 31 de dezembro de 2021 e tem como objetivo reduzir custos de implementação do método energético no país. Atualmente, o mercado sofre dificuldades, principalmente com a desvalorização do real.

No total, de acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), são 109 equipamentos do setor sem tarifa, sendo que alguns deles já contavam com isenção anteriormente.

Continua após a publicidade

De acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o Brasil conta com cerca de 3 gigawatts instalados com energia solar, somente 2% da matriz elétrica.

Contudo, o país ainda conta com outros 3,4 gigawatts em produção distribuída, nos casos em que há, por exemplo, utilização de placas solares em casa. Segundo a Aneel, o setor tem mostrado forte crescimento por aqui, tanto em grandes usinas quanto para instalação doméstica.

Fonte: Reuters