Gov.br agora permite resolver problemas de conta com atendimento presencial

Gov.br agora permite resolver problemas de conta com atendimento presencial

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 19 de Agosto de 2021 às 22h00
Ag. Pará/Ricardo Amanajás

Para comemorar os dois anos da plataforma gov.br, o Serpro e a Secretaria de Governo Digital lançam, nesta quinta-feira (19), o “Balcão de Atendimento”. O recurso permite que cidadãos com problemas para criar conta ou recuperar senhas de acesso por meios digitais sejam atendidos de forma presencial.

Por enquanto, apenas agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Secretaria do Trabalho oferecem o serviço. A ideia, para o futuro, é que a opção chegue a todos os órgãos e entidades do Governo Federal.

Segundo Rodrigo Motta Alves, analista de negócio do departamento de gestão para Governo Digital, o atendimento requer apenas a apresentação de um documento de identificação. “Ele, então, é digitalizado e armazenado e o cidadão recebe uma senha provisória impressa, por e-mail ou SMS”, explica ele.

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Imagem: Reprodução/Canaltech/Captura de tela

Essa senha permite que o cidadão registre um login definitivo na plataforma de acesso.gov.br. A vantagem é que ele recebe o nível prata, uma conta mais qualificada, equivalente à de clientes de bancos já integrados à rede, que garante acesso a diversos serviços públicos digitais.

Toda a operação de atendimento presencial é rastreável e pode ser monitorada em caso de suspeita de fraude. “Os atendimentos são feitos apenas por servidores públicos que tenham conta gov.br”, reforça Carlos Henrique de Sousa, líder de desenvolvimento da tecnologia do Governo Digital no Serpro.

Opções online

A recuperação da senha de acesso à conta gov.br pode ser feita online, pelo acesso.gov.br, a partir de reconhecimento facial no app Meu Gov.br (disponível na App Store e na Play Store) ou pelos bancos credenciados à plataforma. Além disso, é possível fazer o pedido de recuperação de entrada ao perfil por meio de um formulário de atendimento quando as opções online não permitem o processo.

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