Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Finalmente! Portal gov.br oferece verificação em duas etapas; veja como ativar

Por| Editado por Claudio Yuge | 25 de Maio de 2021 às 23h20

Link copiado!

iStock/Jakub Jirsak
iStock/Jakub Jirsak

Um dos principais fornecedores de serviços digitais do Governo Federal, o portal gov.br adotou uma solução de segurança adicional para proteger seus mais de 100 milhões de usuários. Em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, o Serpro trouxe a autenticação em duas etapas (2FA) para o portal do governo.

Além de dificultar a atividade de criminosos, a nova proteção auxilia na recuperação de dados de login quando usuários perdem ou esquecem como acessar o sistema. Segundo o gerente de Soluções de Gestão para Governo Digital no Serpro, Felipe Lopes, o recurso está disponível desde novembro de 2020, mas menos de 1% dos usuários o utiliza até o momento.

Para ativar, é preciso ter, claro, o aplicativo Meu gov.r, na versão para Android ou para iOS. Antes de abrir o software, vá para o site acesso.gov.br fazer o registro da autenticação, munido com seu CPF e senha de acesso. Lembrando também que é preciso que você tenha o cadastro no site do governo.

Continua após a publicidade

Em seguida, é só procurar a aba de Segurança e o menu para habilitar a verificação em duas etapas. Depois, você vai inserir o código pedido no site, que deve chegar ao app no celular. E pronto, a camada extra de segurança está ativada.

Através do aplicativo, você também pode habilitar a validação facial para usar a câmera de seu smartphone como método de liberação do acesso.

Continua após a publicidade

Código seguro e rápido

Ao ativar a verificação em duas etapas, os usuários do portal vão receber um código de acesso que deve ser informado toda vez que um novo login é realizado. “Ou seja, mesmo que alguém descubra a senha, o acesso à conta permanece seguro, pois o atacante, provavelmente, não terá acesso ao celular do usuário para descobrir o código que foi enviado”, explica Leandro Gomes, gerente de Gestão de Segurança de Desenvolvimento do Serpro.

Um dos maiores mitos relacionados à 2FA é que ela torna mais complicado ou demorado o login em contas. Mesmo que isso fosse verdade, os poucos segundos necessários para receber e digitar o código trazem uma camada de proteção grande o suficiente para compensar qualquer incômodo — especialmente no que diz respeito ao acesso a uma plataforma que pode conter informações tão sensíveis quanto seu CPF e sua Carteira Nacional de Habilitação digital.