Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como regularizar o CPF pela internet

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 27 de Julho de 2023 às 16h50

Link copiado!

Divulgação/gov.br
Divulgação/gov.br
Tudo sobre Receita Federal

Atualmente existe mais facilidade para colocar documentos em dia, como regularizar o CPF pela internet. Além de realizar todo o processo sentado no sofá de casa, você não precisa enfrentar horas em uma fila aguardando atendimento, pois tudo pode ser feito rapidamente e sem muita burocracia.

Essa dica vale sobretudo para quem teve o seu Cadastro de Pessoa Física suspenso ou está com está alguma pendência para ser resolvida na Receita Federal, como cadastro desatualizado.

Como regularizar o CPF online

Continua após a publicidade

Você pode acertar resolver as pendências do seu CPF pela internet usando o site da Receita Federal ou o aplicativo oficial do órgão. Veja o passo a passo para deixar o seu documento em dia:

No site

  1. Acesse o site da Receita Federal (servicos.receita.fazenda.gov.br);
  2. Preencha todos os dados solicitados;
  3. Clique em “Enviar”.

No celular

  1. Baixe o app da Receita Federal (Android | iOS);
  2. Toque em “Outros serviços”;
  3. Selecione a opção “Regularização de suspensos”;
  4. Preencha todos os dados solicitados;
  5. Toque em “Enviar”.

Você só consegue abrir uma solicitação de regularização do CPF caso o documento esteja suspenso. Em situações mais complexas, como cancelamento, talvez seja necessário comparecer pessoalmente a uma unidade da Receita Federal para resolver pendências. Então vale a pena consultar o status do seu CPF e verificar se está tudo em ordem.

Se por acaso o aplicativo ou site da Receita estiverem fora do ar, você pode tentar fazer a consulta em outros aplicativos.