Melhores aplicativos para consultar o CPF por celular

Por Ariane Velasco | 01 de Março de 2020 às 10h30
Reprodução
Tudo sobre

Receita Federal

Saiba tudo sobre Receita Federal

Ver mais

Existem diversas maneiras de consultar a sua situação no Cadastro de Pessoa Física (CPF) pelo celular, mas alguns aplicativos tendem a ser melhores - e mais seguros, uma vez que possuem ligação direta com instituições financeiras. Eles podem ser baixados gratuitamente tanto para smartphones Android quanto iOS e não requerem um cadastro muito demorado. Veja quais são eles a seguir:

Consulta de CPF: confira os melhores aplicativos

Serasa Consumidor

O Serasa Consumidor é um dos aplicativos para consulta de CPF mais práticos e confiáveis, uma vez que permite checar a situação do usuário com bancos e instituições financeiras através do próprio Serasa. Para consultar seu CPF, basta fazer um cadastro rápido e tocar sobre o link fornecido por meio do app.

O Serasa Consumidor também permite checar o score, através do qual uma pontuação indica para os bancos se o usuário costuma pagar suas dívidas em dia e facilita na hora de solicitar crédito junto a instituições variadas.

O Serasa Consumidor é um dos aplicativos para consulta de CPF mais confiáveis (Captura de tela: Ariane Velasco)

Pessoa Física

Outro aplicativo para consulta de CPF muito famoso é o Pessoa Física, que foi desenvolvido pela Receita Federal e permite verificar informações detalhadas a respeito de seu CPF. Para isso, basta inserir dados como o número do seu cadastro e a sua data de nascimento.

Além da consulta de CPF, a ferramenta também permite receber informações sobre sua declaração de Imposto de Renda (IRPF) e também no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). Quaisquer pendências que forem encontradas poderão ser resolvidas nas unidades da Receita Federal espalhadas pelo país inteiro.

O Pessoa Física permite, além de consultar o CPF, checar serviços referentes ao IRPF (Captura de tela: Ariane Velasco)

GuiaBolso

Além de controlar seus gastos, o GuiaBolso também possui o Radar de CPF, que permite acompanhar a situação do seu cadastro com base nos registros do SCPC. Para isso, basta fazer um cadastro com informações simples acompanhadas do número do seu CPF. Assim como os demais aplicativos, o GuiaBolso pode ser baixado gratuitamente.

Vincule o GuiaBolso à sua conta do banco para consultar seu CPF e também seus gastos (Captura de tela: Ariane Velasco)

Vale lembrar que, além dos aplicativos listados acima, a situação de seu CPF também pode ser consultada diretamente no site do SCPC e Serasa - tudo isso gratuitamente.

E você, já usou algum desses aplicativos para consultar o seu CPF? Conte pra gente nos comentários.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.