4 aplicativos para consultar CPF grátis

4 aplicativos para consultar CPF grátis

Por Matheus Bigogno Costa | Editado por Guadalupe Carniel | 18 de Abril de 2022 às 15h55
Mockup: Graphberry

Há uma série de maneiras de consultar o CPF grátis. Além de informações relacionadas à regularização do número do Cadastro de Pessoa Física, é possível consultar dívidas, processos em andamento e conferir a sua pontuação de crédito para o SPC e Serasa, por exemplo.

As plataformas são opções seguras, normalmente integradas à Receita Federal ou outras instituições financeiras, e permitem criar um cadastro rapidamente para consultar a situação do seu CPF. Veja, a seguir, as principais opções!

1. Serasa: Consulta CPF e Score

O app oficial do Serasa é uma das melhores opções para consultar a situação cadastral do CPF e score de crédito. A plataforma disponibiliza informações completas envolvendo o seu CPF, como possíveis dívidas abertas, protestos e ações judiciais. Caso possua alguma dívida, é possível encontrar ofertas de empresas parceiras para renegociá-la.

Consultar CPF é rápido e prático usando o app do Serasa (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Além disso, é possível encontrar uma pontuação atualizada, de 0 a 1000, indicando uma análise de quais as chances de você pagar contas e dívidas corretamente no decorrer de um ano. Ela é muito utilizada por bancos e instituições financeiras para realizar análise de crédito ou empréstimos.

2. CPF Digital

O app tem poucas funções e exige um cadastro inicial com foto de perfil e PIN de acesso. Dessa forma, basta digitá-lo para encontrar o CPF e descobrir se está em situação regular. Além disso, caso possua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) cadastrada com biometria, é possível encontrar a versão digital no app.

Localize rapidamente a versão digital do seu CPF (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O CPF Digital também conta com um atendimento por chatbot e uma tela de mensagens. Essas telas podem ser usadas para tirar dúvidas relacionadas ao Imposto de Renda de Pessoa Física de 2021.

3. SPC Consumidor

O aplicativo oficial do Serviço de Proteção ao Crédito permite visualizar o seu score e consultar informações sobre CPF. Como o banco de dados do SPC é diferente do Serasa, é normal ter diferença de um app para outro.

Aplicativo do SPC exibe pontuação do titular do CPF (Captura de tela: Matheus Bigogno)

O cadastro é feito rapidamente e solicita informações como nome completo, os números do CPF, data de nascimento e o nome da mãe. A plataforma também oferece recursos para renegociar dívidas e consultar dívidas ou outras ações judiciais relacionadas ao CPF. Nesse caso, é necessário contratar o serviço pelo app por R$ 16,90.

4. Receita Federal

A Receita Federal possui um app para centralizar diferentes demandas de contribuintes. Isso inclui consultas sobre o CPF, agendamento de serviços e acompanhamento de outras pendências relacionadas à declaração do Imposto de Renda.

Aplicativo da Receita Federal compila diferentes funções (Captura de tela: Matheus Bigogno)

Além de reunir funcionalidades presentes em outros apps, a plataforma também pode ser utilizada para acompanhar processos de restituição de Imposto de Renda, consultar serviços de pessoas jurídicas e outras opções relacionadas à Receita Federal.

Pronto! A partir de agora você tem quatro opções de apps para consultar CPF grátis.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.