Como fazer o cartão cidadão

Como fazer o cartão cidadão

Por Guadalupe Carniel | Editado por Bruno Salutes | 07 de Julho de 2021 às 08h15
Caixa Econômica Federal/Divulgação

O Cartão Cidadão, emitido pela Caixa Econômica Federal, pelo qual qualquer pessoa que tenha direito a serviços sociais e trabalhistas pode receber seus benefícios e realizar saques em caixas eletrônicos ou lotéricas e ser usado para pagamentos em locais autorizados pela entidade financeira.

Este cartão pode ser solicitado para benefícios sociais, como Bolsa Família e Auxílio Emergencial ou, trabalhistas, como FGTS, seguro-desemprego e abonos. E, se você possuir conta na Caixa Econômica, os valores referentes aos serviços caem automaticamente nela. Confira abaixo quem tem direito a tê-lo, quais são os documentos necessários para solicitar o cartão.

O seu cartão pode ser utilizado em estabelecimentos autorizados no país pela Caixa Econômica Federal (Imagem: Blake Wisz /Unsplash)

Quem pode solicitar o Cartão Cidadão

O documento é autorizado a ser utilizado por trabalhadores ou cidadãos que recebam benefícios sociais e que não possuam conta Caixa, ou seja, o cartão está condicionado à questão de haver valores nestas modalidades para serem recebidos.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como solicitar o Cartão Cidadão

Para solicitar seu cartão, basta ligar gratuitamente para a Central de Atendimento da Caixa ao Cidadão: 0800-726-0207 e informar seus dados dos documentos abaixo:

  • NIS, ou número de inscrição do trabalhador (NIT) ou PIS/PASEP (normalmente anexado à sua carteira de trabalho);
  • RG ou CNH;
  • Comprovante de residência.

Após o processo pelo telefone, o cartão será enviado para a residência em até 15 dias após a ligação. Se desejar, também é possível solicitar o Cartão Cidadão em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, bastando levar os documentos listados acima.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.