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Como desbloquear a conta Gov.br

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 30 de Maio de 2022 às 18h00

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André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

É muito importante saber como desbloquear a conta Gov.br porque ela dá acesso a diversos recursos oferecidos online pelo Governo Federal. O login único pode ter o acesso bloqueado por diferentes motivos e, sem o desbloqueio, você fica impedido de acessar tais serviços.

Sem a sua conta Gov.br, não é possível acessar plataformas digitais como o INSS, Carteira Nacional de Habilitação Digital, portal do candidato do ENEM, cartão do SUS, título de eleitor, entre outras opções. Veja, a seguir, como desbloquear a conta Gov.br e gerar uma senha nova.

Por que a conta Gov.br foi bloqueada?

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O principal motivo para uma conta Gov.br ser bloqueada é o excesso de tentativas de login. Isso pode acontecer quando o usuário esquece a própria senha ou quando outras pessoas tentam invadir a conta.

Após quatro tentativas seguidas de login sem sucesso, a conta é bloqueada. Dessa forma, ao inserir a senha, um aviso é exibido, mencionando os erros ERL0002600 ou ERL0000500, e um e-mail notificando o bloqueio é enviado a você. Nesse caso, é possível aguardar um tempo para que a conta seja desbloqueada pelo sistema. Caso precise acessá-la o quanto antes, a solução é recuperar a conta a partir da criação de uma nova senha.

Além disso, também existem situações em que não é possível acessar a sua conta Gov.br imediatamente após o login. Isso acontece quando a conta está inutilizada há muito tempo ou precisa de uma senha mais forte. Nesse caso, após informar as suas credenciais de acesso, também será necessário atualizar dados cadastrais.

Como desbloquear a conta Gov.br pelo PC ou celular

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  1. Acesse a tela de login do Gov.br em qualquer plataforma, pelo navegador ou celular.
  2. Informe o seu CPF;
  3. Na tela para digitar a senha, toque em “Esqueceu a senha”;
  4. Prossiga com as etapas de verificação — caso tenha o reconhecimento facial cadastrado, é possível realizar esse procedimento pelo celular; além disso, é possível receber códigos pelo celular, e-mail ou usar o Internet Banking para validar;
  5. Insira a nova senha para concluir;
  6. Acesse sua conta novamente.

É importante ressaltar que, caso tenha o reconhecimento facial ativo e queira usar outra forma de recuperação de senha, o nível da sua conta Gov.br pode ser reduzido. Após a criação de uma nova senha, é possível realizar os processos para aumentar o nível de segurança novamente.